domingo, 24 de maio de 2009

Berenice Abbott + Donald Justice

Huts and unemployed, West Houston and Mercer Street, Manhattan - 25 de Outubro de 1935

Berenice Abbott -Fotógrafa americana nascida em 1898. Conhecida pelo seu trabalho fotográfico Changing New York, Abbott fotografou a arquitectura da cidade de Nova Iorque durante os anos 30 ao mesmo tempo que nos mostrava os momentos conturbados que se vivia nos EUA durante a Grande Depressão. Os objectos fotográficos de Berenice Abbott eram muitas vezes de pessoas do mundo artístico e literário, tendo inclusive fotografado o escritor James Joyce. O seu trabalho mais conhecido intitulou-se, Changing New York e foi subsidiado pelo governo americano através do programa FAP (Federal Art Project).

Donald Justice - Poeta americano nasceu a 12 de Agosto de 1925 em Miami. Era para além de poeta e escritor, professor. Em 1980 ganhou o Pulitzer Prize. Foi membro da Academia de Artes e Letras e Presidente da Academia de Poetas Americanos desde 1997 a 2003. Donald Justice é conhecido pela importância que dá à rima na sua poesia.

Excerto do poema Pantoum of the Great Depression de Donald Justice:

Our lives avoided tragedy
Simply by going on and on,
Without end and with little apparent meaning.
Oh, there were storms and small catastrophes.

Simply by going on and on
We managed. No need for the heroic.
Oh, there were storms and small catastrophes.
I don't remember all the particulars.

We managed. No need for the heroic.
There were the usual celebrations,
the usual sorrows. I don't remember all the particulars.
Across the fence, the neighbors were our chorus (...)

Os anos 30 nos EUA, foram marcados pela Grande Depressão que alterou não só a economia do país como também todas as formas de arte . O New Deal veio ajudar os artistas, quando também eles estavam a passar por muitas dificuldades. O presidente Roosevelt criou assim o FAP (Federal Arts Program) à qual Abbott pertencia. O principal objectivo de Berenice Abbott com o seu trabalho Changing New York era fazer um estudo sociológico relacionado com as alterações do início do século XX em Nova Iorque nomeadamente a Grande Depressão, a construção e arquitectura que de dia para dia preenchia Nova Iorque. A cidade estava a mudar e Abbott quis testemunhar essa mudança.

Os homens que observamos na fotografia a tentar acender um cigarro são os chamados Forgotten Men(expressão utilizada pela primeira vez por Roosevelt num dos seus discursos) que são todos aqueles que o New Deal não conseguiu ajudar. Afinal, o sistema de recuperação económica não foi infalível. Estes dois homens são apenas dois exemplos dos milhares de homens e mulheres que viviam nas ruas de Nova Iorque nomeadamente perto da Brooklin Bridge e no Central Park. Ao observarmos esta fotografia ficamos com a ideia de que estes homens estavam a tentar construir o seu “home away from home”, pois as barracas que construíram assemelham-se muito à construção de uma casa. Os quadros pendurados do lado de fora da casa recriam o lar que desejam ter. Estes homens procuram continuar a ser dignos e “civilizados” não permitindo que a pobreza extrema a que muitos chegaram lhes afecte a sua“humanidade”.

Ao observarmos as janelas por cima das barracas podemos dizer que estes homens estão presos no sistema que lhes roubou tudo o que têm. Estão “afastados” do mundo. O beco onde vivem, pode ser interpretado como o pátio de uma prisão. Quando olhamos pela primeira vez para esta fotografia, apenas vemos dois homens e podemos até assumir que só eles vivem naquele lugar. Contudo, se olharmos bem a fotografia, verificamos que as barracas continuam e que não se sabe ao certo quantas pessoas vivem naquelas condições.

O poema de Donald Justice espelha muito bem a luta de todos os homens e mulheres que durante aqueles tempos conturbados lutavam por um futuro melhor. Mesmo com o desespero que se vive nas ruas, há sempre o amanhã. A Grande Depressão pode-lhes ter levado as suas casas, mas não lhes leva a vida e a esperança.“we managed” diz Justice no seu poema. E foi exactamente isso que estes homens e mulheres fizeram para conseguirem sobreviver.

Sitografia:

http://en.wikipedia.org/wiki/Donald_Justice ( última consulta: 21/05/09)
http://www.washingtonpost.com/wp-srv/style/books/features/19980920.htm
( última consulta: 21/05/09)
http://www.flickr.com/photos/nypl/sets/72157610903925533/ ( última consulta: 21/05/09)
http://www.mcny.org/museum-collections/berenice-abbott/passion.htm ( última consulta: 21/05/09)
http://jessica.teicher.googlepages.com/lifeofbereniceabbott ( última consulta: 21/05/09) http://xroads.virginia.edu/~UG99/vizzuso/photos.html ( última consulta: 21/05/09)
http://thestrangedeathofliberalamerica.com/fdrs-forgotten-man-speech-the-reaction.html ( última consulta: 24/05/09)

Foto: http://farm4.static.flickr.com/3061/3109787453_727c6b58f5.jpg ( última consulta: 21/05/09)

Liliana Matias nº 36261

2º ano de LLC- Estudos Norte-Americanos

6 comentários:

  1. Olá,

    pois, a Grande Depressão - o nosso futuro próximo?

    É bom ver que as pessoas não desistiram e tentaram viver o melhor que puderam.

    Não percebo porque dizes que a Depressão mudou todas as formas de arte? No plano estético? Penso que as grandes transformações estéticas a nível das artes plásticas na primeira metade do século XX ocorreram antes da Depressão, com, entre outros, o Expressionismo, o Cubismo, o conceito de Ready Made de Marcel Duchamp, etc.

    Cumprimentos

    Yves Berndt dos Santos

    ResponderEliminar
  2. Quando disse que a Depressão alterou as formas de arte, quis dizer que também os artistas sofreram com a Grande Depressão e tiveram de ser incentivados monetáriamente porque muitos deles já não conseguia viver só do seu trabalho. Berenice Abbott, foi apenas um dos muitos exemplos de artistas (pintores, poetas etc.) a quem o estado ajudou. Peço desculpa se essa parte não ficou suficientemente clara.

    Liliana Matias nº 36261

    ResponderEliminar
  3. Foi, de facto, uma época conturbada quer para os Estados Unidos, quer para o mundo. Esta fotografia demonstra a extrema pobreza que se encontraria, provavelmente, em muitas das ruas de Nova Iorque nos anos 30. Gostei da ligação com o poema de Donald Justice que tenta transmitir uma ideia positiva e uma crença nos melhores dias que estão para vir. Embora sejam modos diferentes, encontro ligação nas fotografias de Abbot com a pintura de Hopper, visto que ambos tentavam fazer uma espécie de crónica daquilo que se passava na sociedade e as mutações que ocorriam. Estes artistas presenciaram momentos de grandes dificuldades para os EUA, Abbot com A Grande Depressão (nesta fotografia) e Hopper com a 2ª Guerra Mundial. Achei também muito interessante a ligação com os "Forgotten Men" que realmente é o que lembram os dois sujeitos fotografados.
    Gostei muito da ligação ainda para mais porque nos dias de hoje, nada é mais actual do que A Grande Depressão e as dificuldades monetárias.

    Nádia Canceiro nº36265 - LLC - Estudos Norte-Americanos

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Gosto bastante do "we managed" no poema... pois é o que me lembra a foto.. mesmo para alimentar um "vício", they managed e tenho que fazer alusão ao comentário o Yves... É exactamente o que se está a passar actualmente e quem sabe o poema não seja uma "previsão" de um futuro próximo...

    People nowadays manage... Vivem de ordenado a ordenado e acabam por conseguir sobreviver mais um mês, e outro mês, mas quem sabe quanto tempo demorará até vermos becos identicos aos da fotografia de Abbot?

    Acho que fizeste uma óptima escolha no que toca ao tema pois tanto a foto como o poema são bastante actuais (embora não o sejam realmente).

    (p.s - A mensagem que foi apagada foi da minha autoria. Não reparei que estava com a conta de um amigo meu =P)

    Joana Melo Nº37142

    ResponderEliminar
  6. Gosto como, ao observar esta fotografia, recordaste-te dos forgotten men. Os forgotten men são realmente uma imagem da grande depressão, havendo vários filmes que nos lembram desta realidade ("My Man Godfrey" é um dos filmes que retrata esta época, não é exacto, mas dá-nos uma ideia da Grande Depressão).
    Dorothea Lange retratava mais as diferenças sociais, nesta fotografia há uma relação forte entre Lange e Abbott. É uma fotografia que me fez recordar da Lange, imediatamente.

    A grande depressão foi, sem dúvida, um arranque para vários fotógrafos, tanto por motivos políticos, como sociais.

    Donald Justice, como professor universitário, com uma qualidade de vida mais alta, consegue, porém, ver o que se passa à sua volta, descrevendo sentimentos que ele pode nunca ter passado. Há uma compaixão por parte de Justice pelos outros que não tiveram tanta sorte quanto ele.

    Gosto da ligação que fizeste, assim como da fotografia que escolheste. Foi muito bem conseguido, com uma relação muito próxima da nossa realidade. Não é nada aconchegante, mas se estes homens, com esperança e luta vingaram, nós também conseguiremos.

    Sílvia Cachaço
    nº 37287
    Estudos Norte-Americanos

    ResponderEliminar