quinta-feira, 31 de maio de 2018

"Tulsa", de Larry Clark

Lawrence Donald Clark (1943-) é um fotógrafo e cineasta americano, conhecido por representar nos seus trabalhos jovens em atos de violência, usando de drogas ou envolvidos em práticas sexuais. O seu trabalho mais conhecido é o filme Kids, de 1995.

O álbum Tulsa reúne um conjunto de fotografias a preto e branco retratando a vida dos jovens em Tulsa, Oklahoma. A sua publicação em 1971 "causou sensação na comunidade fotográfica", levando a um novo interesse pelo trabalho autobiográfico. Clark era viciado em drogas durante o período em que tirou as fotografias e na introdução à obra faz a seguinte declaração: "I was born in Tulsa, Oklahoma in 1943. When I was 16, I started shooting amphetamine. I shot with my friends every day for three years and then left town, but I've gone back through the years. Once the needle goes in, it never comes out".

Tulsa continua a ser o seu livro mais visceral, pois dá-nos a visão de alguém que está por dentro dos loucos anos 1960, o que acabou por conferir uma grande autenticidade ao seu trabalho.

Deixo aqui algumas imagens desta obra.

Billy with Baby.


Dead, 1970


Jack and Lynn Johnson, Oklahoma City, 1973



Ana Catarina Nunes, 139071

1 comentário:

  1. Ana, retirei a menção a Nan Goldin como fotógrafa voyeurista, pois também ela estava profundamente envolvida com a comunidade underground nova-iorquina que retratou na sua primeira série ('The Ballad of Sexual Dependency', realizada entre 1976 e 1986), tendo inclusive sofrido de problemas de toxicodependência, tal como Clark.

    ResponderEliminar