sábado, 26 de maio de 2018

Sally Mann



                                                                                Sally Mann, The New Mothers (1989)

Sally Mann (1951-) é uma fotógrafa americana mais conhecida pelas suas fotografias a preto e branco, primeiramente dos filhos e depois de paisagens sugerindo decadência e morte. 
Na sua obra, Mann concentra-se principalmente em desvendar o comportamento do ser humano, tendo começado por retrata os filhos, brincando a ser adultos. Mann começou a fotografar os seus filhos assim que eles nasceram, criando ao longo dos anos um álbum de fotografias de família totalmente irreverente, que acabaria por intitular Immediate Family (1992).
A obra da fotógrafa é bastante curiosa e intrigante, pois ela apresenta um lado diferente da suposta inocência da infância e da pré-adolescência. Raiva, amor, morte, sensualidade e beleza são temas que a fotógrafa faz questão de incluir nos seus retratos da vida familiar, quebrando tabus e problematizando a idealização da família.

Ana Catarina Nunes, 139071

2 comentários:

  1. Esqueci-me completamente sobre a obra de Sally Mann até ver este post. Quando tive cerca de catorze anos vi uma retrospectiva da obra dela no museu Fotografiska em Estocolmo, e na altura gostava muito das fotografias - lembro que passou o resto das minhas férias a pensar nelas!

    As coisas que acho que mais me afetaram eram as imagens dos corpos nuas da sua família e crianças, bastante chocante (especialmente na imagens como Three Graces) - agora penso que é interessante que esta representação do corpo ocupado numa maneira libertada das limites de sociedade pareceu a mim mais ou menos original neste período adolescente, mas também que só encontrei este tipo de liberdade numa galeria. Talvez a arte possa mudar o mundo (ou ao menos algumas das nossas percepções)!

    ResponderEliminar
  2. Por retratar de um modo tão livre de preconceitos os corpos nus e as brincadeiras dos filhos, a quem tinha acesso privilegiado, Mann foi, aliás, acusada de estimular a pedofilia e viu a sua obra censurada nalguns estados mais conservadores dos E.U.A.

    ResponderEliminar