segunda-feira, 7 de maio de 2018

Barbara Kruger & Ella Wheeler Wilcox



Untitled (We Don't Need Another Hero) (1987), Barbara Kruger, 
Photoscreenprint on vinyl (276.5 × 531.3cm)


"Woman and War"
“O men, wise men, superior beings, say,
Is there no substitute for war in this
Great age and era? If you answer ‘No’
Then let us rear our children to be wolves
And teach them from the cradle how to kill.
Why should we women take waste our time and work
In talking peace, when men declare for war?” 

Ella Wheeler Wilcox



Barbara Kruger (1945-)

Barbara Kruger é uma artista conceptual estado-unidense que nasceu em Newark, New Jersey em 1945. Usa como inspiração o seu background em Design e grande parte dos suas obras são fotografias a preto e branco de grandes dimensões nas quais se sobrepõem letras brancas numa moldura vermelha. A artista combina fotografias com textos que questionam e desafiam o espetador, explorando temas como a construção cultural do poder, a identidade e a sexualidade.


Ella Wheeler Wilcox (1850-1919)
Ella Wheeler Wilcox foi uma autora e poeta estado-unidense nascida em 1850 em Johnstown, Winsconsin. Iniciou a sua carreira cedo, começando a escrever poesia desde muito nova. Um dos seus poemas mais conhecidos é "Solitude", que foi posteriormente integrado na antologia Poems of Passion.


Relação entre os dois textos
O diálogo entre a imagem de Barbara Kruger e o poema "Woman and War" baseia-se no facto de ambos os textos ironizarem a dicotomia masculino/feminino, criticarem as construções da masculinidade e os discursos sobre a supremacia masculina. 

Bibliografia
https://medium.com/@aaliacoovadia/postmodern-features-explained-through-we-dont-need-another-hero-by-barbara-kruger-b7a1668fc683

http://arh481sp09.wikifoundry.com/page/Barbara+Kruger

http://www.ellawheelerwilcox.org/poems/pwomanwa.htm

https://www.thoughtco.com/poems-of-ella-wheeler-wilcox-4015224


 
Ana Catarina Nunes
Leonardo Fernandes
Rita Gouveia

2 comentários:

  1. Boa noite/manhã,

    Achei muito interessante o paralelo que indiciaram entre esta obra de Barbara Kruger e "Woman and War" de Wheeler Wilcox. Não posso deixar de perguntar, e reconhecendo o deslocamento temporal que existe entre as duas obras, se não poderão ambas remeter também para ao oportunismo subjacente às "liberdades" concedidas a mulheres em períodos de guerra? Tomando como exemplo o período respeitante à Segunda Guerra Mundial - pela obra de Kruger subverter uma das mais emblemáticas imagens propagandísticas da mesma, o cartaz "We Can Do It!"/"Rosie the Riveter" de J. Howard Miller - assistiu-se ao afastamento de milhares de mulheres dos seus papéis domésticos e ao seu recrutamento para o esforço de guerra, sendo (muitas) posteriormente substituídas pelos seus "male counterparts" aquando do final do combate. Seria possível então ler na obra de Kruger uma pergunta (indignante) equivalente a "So what? You think you're needed back for these jobs now out of wartime?" e no poema de Wheeler Wilcox "So what? Are we to remain futile, your choices/actions to forever supersede our role as educator?".

    Até amanhã,
    Lily Kingston Chadwick, nº145710

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  2. Será que o público alvo de ambos os textos é o mesmo? Quais as especificidades do 'medium' escolhido por Kruger e que impacto comunicacional terá?

    Metodologia: citam dois sites pouco fidedignos (com ensaios escritos por alunos) um dos quais reproduz inclusive esta obra mal.

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