domingo, 13 de maio de 2018

Jenny Holzer e Walt Whitman em diálogo: autoridade e sociedade


Jenny Holzer é uma artista conceptual conhecida pelas suas obras de crítica e comentário sociopolítico. Inflammatory Essays são uma série de cartazes produzidos e afixados anonimamente pela artista na década de 1970-80, em Nova Iorque, que exploram temas descritos por Holzer como “hot, flaming e nasty”, de modo a consciencializar as massas populares acerca de várias realidades ideológica e politicamente perigosas, ainda que existentes e recorrentes.
 Os Inflammatory essays combinam elementos visuais com mensagens de texto, estando a formatação e as caraterísticas do próprio objeto de arte ou do medium ao serviço do conteúdo da mensagem: desde a escolha rígida do número de palavras, à cor e ao tipo de letra. As mensagens escritas são extremamente irónicas e, recorrendo à intertextualidade, desconstroem ideias políticas extremas e princípios dogmáticos e religiosos, ou abordam ansiedades da psique individual. 
A obra escolhida para o nosso projeto de pesquisa elabora a desconstrução irónica dos princípios e das ideias desequilibradas de uma voz autoritária, apresentando as suas técnicas de manipulação social autocráticas. A mensagem aponta também para as massas populares ou o coletivo, que se deixam cegar, enganar, ou adormecer com demasiada facilidade. São estes os temas principais que constituem esta obra em particular, e que são igualmente desenvolvidos por Walt Whitman, no poema "To the States," ainda que num contexto histórico anterior ao da artista em questão.


To the States,

To Identify the 16th, 17th, or 18th Presidentiad.

Why reclining, interrogating? why myself and all drowsing?
What deepening twilight—scum floating atop of the waters,
Who are they as bats and night-dogs askant in the capitol?
What a filthy Presidentiad! (O South, your torrid suns! O North, your arctic freezings!)
Are those really Congressmen? are those the great Judges? is that the President?
Then I will sleep awhile yet, for I see that these States sleep, for reasons;
(With gathering murk, with muttering thunder and lambent shoots we all duly awake,
South, North, East, West, inland and seaboard, we will surely awake.)
Bibliografia
https://www.poetryfoundation.org/poems/51868/to-the-states
http://www.tate.org.uk/art/artworks/holzer-inflammatory-essays-65434/10
http://www.theartstory.org/artist-holzer-jenny.htm
Francisca Matos
Mandala De La Riviere

1 comentário:

  1. Na verdade, também os "ensaios" provocadores de JHolzer funcionam em termos gráficos como um poema, podendo ser estudados por versos, não é?

    ResponderEliminar