quarta-feira, 30 de maio de 2018

Pop Art no mundo da Moda

A Pop Art foi um movimento artístico surgido no final da década de 1950, em Inglaterra, que  alcançou o seu auge na década de 1960, nos Estados Unidos.  Inspirados na estética das massas, estes artistas problematizavam a cultura popular de consumo, realizando uma ruptura com os valores elitistas da sociedade, e abraçando as experiências mundanas, através do uso de imagens publicitárias. A Pop Art é, pois, considerada um marco importante na transição da modernidade para o pós-modernismo. 
Andy Warhol,  é provavelmente o primeiro ícone de Pop Art, tornando-se uma figura influente no mundo da moda. Ele iniciou sua carreira como ilustrador de moda, tendo trabalhado para revistas como a Glamour, a Mademoiselle e  a Vogue. Warhol foi também um dos primeiros artistas a transformar a sua arte em itens de moda. Assim Pop Art sofreu influências da cultura popular e posteriormente a moda (alta costura) entrou em cena com itens produzidos em massa (consumismo e mediatização). 
Posteriormente, Yves Saint Laurent foi um dos primeiros estilistas a estabelecer este diálogo, quando lançou o vestido Mondrian, na sua coleção intitulada “Pop Art” (Outono/Inverno, 1966)

fig.1 - The Mondrian Dress by Yves Saint Laurent, 1966
Também, Gianni Versace que utilizou uma gravura de Marilyn Monroe na estampa temática dos seus vestidos e, Christian Dior  que lançou uma coleção inspirada nos esboços dos calçados de Warhol.


fig.2 - Versace, Spring-Summer, 1991



fig.3 - Dior – Coleção de bolsas e sapatos inspirados em Andy Warhol
Trabalho realizado por: Beatriz Catarino Ferreira (Nº146074)

2 comentários:

  1. Acho interessante como Yves Saint Laurent inclui Mondrian na colecção "Pop Art", quando o artista, especialmente com o quadro que está representado no vestido pertence ao Abstraccionismo Geométrico. Será que o estilista utilizou o termo "Pop" alusivo a obras que são de conhecimento geral, em vez de se referir ao movimento "Pop Art" em si?

    ResponderEliminar
  2. Interessantes as trocas entre arte e consumo, sim. A última ilustração parece reproduzir os desenhos de Warhol na série "A la recherche du shoe perdue" por nós vista em aula, tem a certeza de que se refere à coleção da Dior propriamente dita? Fontes bibliográficas?

    Também pensei o mesmo, Rafaela.

    ResponderEliminar