segunda-feira, 28 de maio de 2018

'Her Body and Other Parties'_Carmen Maria Machado



Embora esta cadeira se foque em artes visuais, a proposta interdisciplinar das nossas apresentações, combinada com os temas de género e corpo, fez-me lembrar a antologia de contos curtos Her Body and Other Parties, que talvez possa ser colocada em paralelo com os nossos estudos de maneira interessante.
Carmen Maria Machado é uma autora contemporânea americana, e apesar de este ser o seu primeiro livro, anteriormente ela publicou contos em periódicos de renome, como a Granta, The New York Times e The New Yorker.  Esta obra foi nomeada para o National Book Award e muitos outros prémios e tem chamado atenção mundialmente, desde a sua publicação em outubro passado.
Os contos de Carmen Maria Machado são firmemente enraizados nas ansiedades contemporâneas de feminilidade; contudo, apesar de muitas vezes as narrativas serem situadas num mundo muito parecido com o nosso, a autora hiperboliza diversas características dos ambientes retratados, usando a ambiguidade como uma ferramenta para construir os seus próprios universos. O resultado é uma fusão de elementos distópicos e fantásticas, numa espécie de realismo mágico, com elementos de ficção científica.
O corpo é uma constante que junta todos os contos. Carmen Maria Machado trata-o em várias manifestações — do corpo queer, ao corpo maternal (estes dois são combinados no conto “Mothers”), passando pela preocupação com o corpo ideal, ou pelo corpo como espaço traumático. Particularmente no conto “Eight Bites”, podemos ler a representação do corpo como uma massa externa em paralelo com as esculturas de Louise Bourgeois: não posso dizer mais sem fazer um spoiler, por isso convido-vos a ler o livro para poderem tirar as vossas próprias conclusões!
Recomendo mesmo que comprem o livro, uma das melhores coisas que li nos últimos anos (só comparável a The Bloody Chamber, de Angela Carter), mas se quiserem começar por espreitar, há alguns contos disponíveis online, incluindo “Eight Bites”, “The Husband Stitch”, “Especially Heinous” e “Mothers”.

Eleanor Weinel

1 comentário:

  1. Grata pela partilha, Eleanor, fiquei muito curiosa e com imensa vontade de ler o livro!

    ResponderEliminar