segunda-feira, 28 de maio de 2018

Another Kind of Life - Photography on the Margins

A recente exposição "Another Kind of Life - Photography on the Margins", no Barbican Centre, em Londres, tratou muitos dos assuntos que discutimos na nossa cadeira este semestre, tal como a importância e a relevância da fotografia de documentário, noções de corpo e género, ou a arte como um esforço social para a mudança. A questão que reúne os vinte fotógrafos selecionados é o retrato da vida fora do comum, conferindo visibilidade às várias comunidades marginalizados mundialmente.
Paz Errázuriz, Evelyn, Santiago, 1983, da série La manzana de Adán [Adam’s Apple]
Algumas das obras que mais me interessaram foram os retratos duma comunidade de trabalhadores do sexo transgénero, no Chile tiradas por Paz Errázuriz nos anos 1980. Embora sejam da mesma época  os retratos de Andy Warhol em drag (onde o género é tratado como uma brincadeira com a identidade, um ato subversivo, mas sem consequências sociais), as imagens de Errázuriz são uma forma de resistência tendo em conta o contexto político de ditadura, quando a violência policial contra pessoas não conformistas era comum.
Paz Errázuriz, Pilar, Santiago, 1983, da série La manzana de Adán [Adam’s Apple]
Em contraste com o trabalho de Dorothea Lange para a FSA, em que as fotografias são retratos feitos em viagem entre comunidades de uma maneira mais transitória, o projeto de Errazúriz foi realizado ao longo de 4 anos, partindo de uma relação pessoal entre a fotógrafa e os sujeitos representados - ela conviveu com eles e as fotografias foram feitas em colaboração, para provocar questões sobre a construção de identidade, as "vidas subterrâneas" e a expressão de si próprio como forma de resistência política.

Cliquem aqui para descobrir mais sobre a exposição (que reuniu muitos mais fotógrafos interessantes) e se quiserem saber um pouco mais sobre esta artista cliquem aqui, para lerem uma entrevista dela.

Eleanor Weinel

1 comentário:

  1. Grata pela partilha, Eleanor. Este trabalho recorda-me algumas das séries que Nan Goldin realizou na mesma época com a comunidade transgender nos EUA.

    ResponderEliminar