Figura 1 - MARK
ROTHKO,
UNTITLED
(BLACK ON GRAY) 1969/70;
ACRÍLICO SOBRE TELA, 203,3 × 175,5 cm,
NATIONAL GALLERY OF ART, WASHINGTON, D.C.
Fonte imagem: Guggenheim
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"Song of Myself"(1892), Walt Whitman (1819-92)
44.
“It is time to
explain myself—let us stand up.
What is known I
strip away,
I launch all men
and women forward with me into the Unknown.
The clock
indicates the moment—but what does eternity indicate?
We have thus far
exhausted trillions of winters and summers,
There are
trillions ahead, and trillions ahead of them.
Births have
brought us richness and variety,
And other births
will bring us richness and variety.
I do not call one
greater and one smaller,
That which fills
its period and place is equal to any.
(…)”
Fonte texto: Poetry Foundation
Source: Leaves of Grass (1973) (final "Death-Bed" edition, 1891-2)
Source: Leaves of Grass (1973) (final "Death-Bed" edition, 1891-2)
Mark Rothko (1903-1970)
Mark
Rothko (Markus Yakovlevich Rothkowitz) nasceu em
Dvinsk, no então Império Russo, em 1903. No entanto, emigrou para os Estados
Unidos da América quando tinha 10 anos e foi lá que iniciou a sua carreira
artística, na década de 1920, que só viria a terminar com a sua
morte, em 1970. A dado momento, afastou-se do Surrealismo biomórfico (de Miró,
por exemplo) para uma expressão mais pessoal, tendo-se inserido no movimento
artístico do Expressionismo Abstrato (1943-65), onde fazia parte do estilo
conhecido como Color Field Painting (1940-60). Inspirado por Nietzsche, pela
mitologia grega e pela sua herança russo-judaica, Rothko procurou introduzir
nos seus trabalhos um elemento religioso e espiritual, através da abstração.
De
facto, a partir de 1950 Rothko explorou exaustivamente as potencialidades e os
efeitos da cor pura, usando uma técnica particular e só por si conhecida, com o objetivo de remover
quaisquer obstáculos entre o pintor, a própria pintura e o espetador.
Walt Whitman (1819 – 1892)
Walt
Whitman foi um poeta estado-unidense que escreveu entre o período do
transcendentalismo e do realismo. Os poemas de Leaves of Grass espelham a sua filosofia de vida e exploram a relação entre o corpo, a mente e a natureza. Muita da sua influência veio de Ralph Waldo Emerson (1803-1882) defensor de que a verdade
“absoluta” não tinha somente de vir de Deus mas também da relação empírica com
a natureza.
Whitman
passou grande parte da sua vida a editar Leaves
of Grass tendo sido lançadas nove edições desta antologia poética desde 1855 até à data da
sua morte, em 1892. O resultado final foi uma coletânea de cerca de quatrocentos poemas.
Whitman
tornou-se numa referência da arte e da sociedade norte-americanas, durante a época da Guerra Civil (1861-65) e o Período da Reconstrução (1865-77).
Ao trazer o verso livre e o igualitarismo para a sua poesia, Whitman quebrou a tradição artística elitista europeia, e foi considerado um dos primeiros
poetas verdadeiramente americanos.
Relação
texto visual e texto verbal
A
escolha das obras não é inocente, pois, apesar de situadas em contextos
históricos diferentes, possuem uma forte ligação simbólica. Se por um lado, a
obra de Rothko Untitled (Black on Grey)
é um convite indireto à espiritualidade através da ideia de um espaço liminar
(portal), por outro lado, o poema de Withman é uma interpolação direta ao
leitor através de uma viagem temporal que explora a efemeridade da vida e da
morte, para além do espaço físico.
Através
da abstração, Rothko explora as potencialidades da cor e remete para um espaço
liminar que tem uma relação com o corpo do espetador, convidado-o a entrar neste
portal para começar uma viagem espiritual. Por outro lado, o poema de Walt
Whitman questiona diretamente o leitor acerca da sua própria mortalidade e do
que pode (ou não) existir para além dela. A questão aqui colocada remete o leitor
para uma introspeção acerca do que existe para além do conhecido,
para além da dimensão material finito.
Biblio/Webgrafia
KUMMINGS, Donald D., A Companion to Walt Whitman, ed. 2009,
p. 211.
http://www.tate.org.uk/whats-on/tate-modern/exhibition/rothko/rothko-room-guide/room-9-black-on-gray.
http://www.tate.org.uk/art/artists/mark-rothko-1875, consultado a dia 7 de abril de 2018;
http://www.tate.org.uk/art/artists/mark-rothko-1875, consultado a dia 7 de abril de 2018;
https://www.guggenheim.org/artwork/3535, consultado a dia 8 de abril de 2018.
https://www.poetryfoundation.org/poems/45477/song-of-myself-1892-version,
consultado a dia 5 de abril de 2018.
http://www.theartstory.org/movement-abstract-expressionism.htm,
consultado a dia 8 de abril de 2018.
http://www.theartstory.org/movement-color-field-painting.htm, consultado a dia 8 de abril de 2018.
consultado a dia 8 de abril de 2018.
http://www.theartstory.org/movement-color-field-painting.htm, consultado a dia 8 de abril de 2018.
Beatriz Ferreira - 146074
Isabel da Silva -146097
Rúben da Costa - 146233
Interessante contrastar o negrume da obra de Rothko, pintada numa fase próxima do seu suicídio, com o caráter afirmativo do poema.
ResponderEliminarEsta pintura, tendo sido pintada perto da morte de Rothko, pode ser comparada com uma série (a última) do artista em que o conjunto cromático é semelhante. Em Houston, Texas há uma capela desenhada para albergar a mesma. Para uma forma diferente de "curation" das obras, a instituição apropria-se do caracter mágico do santuário para a realização de actividades de meditação, concertos e leituras. Aconselho uma visita ao site (muito bem organizado) da capela http://www.rothkochapel.org, é um exemplo de como gerir de forma eficiente e estimulante parte do espólio de Rothko.
ResponderEliminarFrancisca Portugal