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EXPENSIVE TITLE
Venho partilhar convosco um trabalho do meu amigo e artista Freddy Roldán Rivero,
Este trabalho, feito para um projecto de design, no âmbito de Useless/Use Less, vem chamar a atenção para o consumo cego que se tem vindo a tornar na religião dos dias de hoje. Aqui o artista questiona "para que servem as marcas, se aquilo que nos interessa é utilidade do produto?".
O vídeo é a documentação de uma performance ao vivo em que quatro seres de expressão inerte, sentados a uma mesa com copos e pratos vazios, são bombardeados violentamente com logos de várias marcas. O consumo cego aqui representado é experienciado pelo próprio espectador, através do contraste entre os flashes de luz que acompanham os logos e que iluminam os pratos, os copos, e expressões vazias e a escuridão que estes interrompem. A cruz simboliza a nova religião que é o consumo.
Caso seja de vosso interesse, convido-vos a visitar o portfólio do artista.
Inês Furtado
Interessante o jogo com o ritmo (que vai progressivamente acelerando) e com o som (o contraste entre a respiração difícil do primeiro momento e a passividade dos corpos alinhados). A cruz (negra e branca) alude também à iconografia morte (as figuras são mortos vivos, bombardeados por um excesso de informação publicitária).
ResponderEliminarEis um excelente exemplo de como se pode fazer artes interventiva e inteligente com poucos recursos.
Grata pela partilha, Inês!
Impressinante! O artista consegiu a passar a mensagem de uma maneira muito tocante e clara. Fiquei supresa quando entrei no Youtube e apercebi que o vídeo foi publicado em 2011, mas tem apenas 100 visualizações. É pena porque seria um bom exemplo quando falar sobre o consumismo.
ResponderEliminarPatricia Proksova