Publico aqui um poema-canção spoken word de Gil Scott-Heron (Chicago, 1949—Nova Iorque, 2011) intitulado "Who Will Survive in America", que fala sobre os anos de opressão da raça negra, desde a escravatura, até à luta pela igualdade de direitos (associada aos Movimentos dos Direitos Civis, das década de 1960 e 1970), refletindo sobre o estigma quotidiano que sofria um homem negro na White America.
Gil Scott-Heron foi músico e poeta (mentor do que se tornaria o Rap e o Spoken Word), que se tornou célebre na época do Movimento dos Direitos Civis pelas suas actuações de Spoken Word cantada e falada, combinando géneros musicais como: Jazz, Funk, Soul e ritmos Afro-Latinos.
A sua Poesia/Música está mais relacionada com os activistas militantes Afro-Americanos e com a luta pelos Direitos Civis dos Negros: Martin Luther King, Malcolm X, Elijah Muhammad e Black Panthers.
O seu texto de Spoken Word mais aclamado é "The Revolution Will Not Be Televised", que se encontra disponível no YouTube.
Kanye West usa este Spoken Word como última faixa no seu álbum My Beautiful Dark Twisted Fantasy e inclusivamente homenageou Scott-Heron aquando da sua morte interpretando o poema/canção, como podem ver aqui.
Bom fim-de-semana e até Terça-feira ;)
Raul
Gill Scott-Heron é uma referência incontornável do panorama musical do último quartel do séc. XX, em especial nos contextos musicais citados pelo Raul. Excelente poeta e diseur, é ainda de sublinhar a coragem com que sempre desafiou as autoridades, apontando as incongruências do sistema político imperialista. (Já nem sei por onde andará a minha coçada K7 dele!)
ResponderEliminar