domingo, 11 de março de 2018

Nan Goldin

Nancy "Nan" Goldin (1953-) é uma fotógrafa estado-unidense nascida em Washington D.C, e mais conhecida pelo seu trabalho autobiográfico The Ballad of Sexual Dependency (1986).

Ganhei curiosidade em pesquisar o trabalho de Nan Goldin no Verão, após ter visto algumas das suas fotografias desta série expostas no Museu Coleção Berardo. Assumindo uma abordagem intimista, Goldin retrata a vida noturna de Nova Iorque, desde shows de drag queen, até ao abuso de drogas, passando por relações amorosas abusivas. A artista refere-se a algumas das suas obras, tais como Joana And Auréle in my Bed Embraced (2001), como uma exploração de relações e sentimentos de obsessão emocional e de empatia.

No início da carreira, Goldin representava a comunidade boémia, com comportamentos destrutivos e rebeldes; após ter feito um tratamento desintoxicação, começaram também a surgir na sua obra cenas de paternidade e paisagens de diferentes lugares do mundo.

A sua estética foi influenciada por nomes como Andy Warhol e Helmut Newton. O trabalho de Goldin retratou uma geração marcada pela génese da música new wave e punk rock, dando crescente visibilidade à comunidade LGBT.


 Assim, deixo aqui algumas das suas obras.

Nan and Brian in bed, NYC, 1983



Misty and Jimmy-Paulette in a taxi, New York, 1991


Twisting at my birthday party, New York City, 1980


Clemens and Jens embracing in my hall, Paris, 2001



Lavender Landscape, 2002


Ana Catarina Nunes, 139071

1 comentário:

  1. Pontos a considerar: caráter autobiográfico da obra da autora elide fronteiras entre espaços público e privado; câmara fotográfica como instrumento de revelação e memória (preservar pessoas da família do coração); estética descomprometida da fotografia doméstica.

    ResponderEliminar