domingo, 4 de março de 2018

Exposição: Género na Arte. Corpo, Sexualidade, Identidade, Resistência no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado

Gostava de partilhar com a turma uma exposição, que já se encontra na sua última semana de exibição no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, e como o seu próprio título explicita é um retrato do Género na arte. Abordando e explorando os temas do corpo, sexualidade, identidade e resistência, a exposição procura desconstruir os estereótipos que envolvem a compreensão das questões de género, seja através da instalação, da fotografia, da escultura ou desenho. As obras expostas vão desde 2000 até ao presente e entre os vários artistas estão nomes como João Gabriel, João Galrão, Horácio Frutuoso, Miguel Bonneville e Ana Vidigal. 

A curadoria ficou ao encargo de Aida Rechena, directora da instituição desde 2015, e de Teresa Furtado, especialista em artes visuais multimédia e Estudos de Género. Estas afirmam que "o género é entendido como construção sociocultural das diversas e possíveis formas de ser pessoa, que por sua vez, toma múltiplas expressões". Assim sendo, com o intuito de desfazer estereótipos relativamente à compreensão do Género, a exposição traz para o espaço museológico a reflexão e o debate sobre a dimensão de Género.

Fica assim a minha sugestão para uma excelente exposição que está quase a terminar.
Todas as informações podem ser consultadas em: http://museuartecontemporanea.gov.pt/pt/programacao/1828       




Rute Ventura nº146116




                           

Sem comentários:

Enviar um comentário