terça-feira, 6 de março de 2018

Arte é Poder ( de compra)

No seguimento da aula de hoje (6 de Março de 2018) lembrei-me de um evento que decidi partilhar: 

No dia 15 de Novembro de 2017, o mundo dos mercados de arte assistiu ao quebrar de mais um recorde. A famosa leiloeira Christie's vendeu aquele que se presume ser o último quadro (imagem em baixo) de Leonardo da Vinci (1452-1519), presente numa colecção privada. O preço de venda, em hasta pública, foi de 450 milhões de dólares (aproximadamente 362 milhões de euros), esmagando o recorde prévio de 179 milhões de dólares [Picasso, "Le femmes d'alger", (1954-55)]. 
O comprador disposto a pagar esta pequena fortuna foi o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman da Arábia Saudita. O seu propósito nesta compra é que este quadro seja a estrela que atraí visitantes para o seu novo museu, o Louvre Abu Dhabi. 
Ou seja Mohammed bin Salman pretende criar um novo pólo, onde se possa fruir da melhor arte do mundo no meio do deserto, com o intuito de rivalizar com as grandes cidades como Nova York, Londres ou Honk Hong. 
Creio que posso afirmar que após a venda deste quadro por este valor, o mundo dos mercados de arte nunca mais será o mesmo, dado que isto não foi uma iniciativa isolada e que o objectivo agora não será apenas a compra de uma obra de arte, mas sim a compra pelo valor mais alto possível dado que quanto mais pagar mais elevada é a minha condição social. 

Pedro Brum da Silveira  
aluno 146108 
Leonardo da Vinci (1452-1519)
Salvator Mundi (c.1500).
45.4 cm x 65.6 cm.
Louvre Abu Dhabi.


Sem comentários:

Enviar um comentário