domingo, 9 de maio de 2010

James Turrell encontra Saint-Exupéry no céu!!!!!











Oi Gente!!!!

Tá chegando a minha vez.... No próximo dia 12, irei falar sobre o mundialmente conhecido James Turrell, o " Escultor da Luz".
Este artista americano, tem a sua obra espalhada um pouco pelo mundo todo: no Whitney Museum (NY), The Museum of Modern Art (NY), The Stedelijk Museum (NED), The Pasadena Art Museum (EUA), The Museum of Contemporary Art (LA), no Israel Museum, no Mito Arts Foundation (JPN), só para citar alguns exemplos.
Turrell, tambem já foi distinguido com o prestigiado prémio do programa da MacArthur Foundation Fellowship, um programa que apoia artistas e profissionais que demonstram grande capacidade criativa nas mais diversas areas artísticas.
Bom, já deu pra perceber o porquê do mundialmente famoso. Agora vamos passar para o que realmente interessa: em que consiste o trabalho de James Turrell?
Em 1960, alguns artistas da California começaram a dar grande importância à precepção visual dos seus trabalhos artísticos. A unidade deste movimento, foi aquele tipo de coisa que ninguém consegue explicar, mas que todo mundo ja viu acontecer ou soube que aconteceu. Artistas explorando o mesmo tema, procurando o mesmo fim, sem nenhuma comunicação prévia... E imaginem só quem é tido como o grande percursor desse "mood".... James Turrell!!! Isto porque a arte californiana andava meio perdida, e este novo "mood" abriu portas para o movimento que ficou conhecido como "Light and Space".
Porém, para Turrell não existiu um movimento, nunca houve uma organização ou uma coesão entre os artistas. O que havia, era apenas a coincidência do interesse comum pela percepção visual. Partilhavam dessas mesmas ideias artistas como Larry Bell e Eric Orr que utilizavam elementos ritualísticos e se aproximavam de Yves Klein. Já Michael Asher e Bruce Nauman se interessavam mais pelo estilo conceptual. E ainda tinha aqueles que estavam mesmo ligados à percepção visual em si como Robert Irwin, Douglas Wheeler e Maria Nordman.
É, foi assim que tuuuudo começou. A partir daqui, o que podemos observar no trabalho de James Turrell é a exploração latente da fisicalidade da luz.
A sua primeira exposição foi no Pasedena Art Museum, em 1967 - "Projection of Piece".
Para se preparar para essa primeira exposição, adquiriu o prédio de um antigo hotel em Ocean Park, o Mendota Hotel. Fez dali o seu atelier, o seu espaço para expôr os seus trabalhos, ganhando assim total liberdade e independência das instituições culturais. James Turrell vai se afastando cada vez mais do que pode ser chamado de mundo oficial das artes.
Com a sua própria galeria, vamos observando nas várias exposições que se seguem, que era difícil encontrar uma forma de vender as suas obras. Aliás, um termo mais adequado seria chamar essas obras de estructuras.
A produção artística de James Turrell é intensa e já soma quase 200 exposições individuais e em grupo pelo mundo todo. Podemos categorizar o seu trabalho em 4 diferentes vertentes: a exploração da paisagem natural (Land Art, Roden Crater); a exploração da fisicalidade da luz solar (Skyspaces Series); instalações indoor com a projecção de luz artificial e as "perception cells" - obras que eram estructuras individuais móveis usadas para estabelecer "experiências auto-reflexivas".
Para a apresentação, escolhi a série de trabalhos "Skyspaces", que desde 1970 Turrel vem desenvolvendo nos mais diversos ambientes. Estes espaços, são salas em que o tecto é recortado de forma geometrica, ora retangular ora circular, e o que contemplamos é o céu e a sua imagem projectada no chão. O que realmente interessa para Turrel é a experiência da percepção da luz, algo que não pode ser concebido por palavras...
E é aqui, no céu, que se dá o grande encontro de James Turrell e Saint-Exupéry. Um encontro entre o jovem Turrel e o livro "Wind, Sand and Stars" ou "Terra dos Homens". Os dois artistas possuem em comum o gosto pelo céu, pela aviação e algumas coisinhas mais. P'ra conferir na próxima quarta. Até lá!!!

Juliana Ono nº 35160

Bibliografia:

Exupéry, Saint. Terra dos Homens. Portugal. Publicações Europa América;

Igliori, Paola. Entrails, Heads & Tails. New York. Rizoli International Publications, 1992;

Adcock, Craig. James Turrell: The Art of Light and Space. University of California Press, 1990.

Sites:

http://www.pbs.org/art21/artists/turrell/

http://www.guggenheim.org/new-york/collections/collection-online/show-full/bio/?artist_name=James%20Turrell&page=1&f=Name&cr=1

http://www.scottsdalepublicart.org/collection/knightrise.php

Sem comentários:

Enviar um comentário