Tendo em conta que recentemente falámos
em aula de Andy Warhol, venho partilhar uma das minhas obras favoritas do
artista, integrada no período em que o artista explora o conceito de série
estruturada por uma grelha. Datada de c.1964, a obra consiste numa repetição da
popularíssima Gioconda, de Leonardo Da Vinci.
Tendo em conta que na época Warhol já
realizava obras muito semelhantes à apresentada, isto é, com o recurso à
repetição de imagens, esta opção não constitui propriamente uma novidade, o que
vale a pena destacar é o titulo atribuído à obra — Thirty is better than One
—, característico da ironia da Pop Art. É interessante ainda notar como a
associação deste título à obra altera completamente a leitura que fazemos da
mesma.
Aliás, esta não é a única obra de Warhol que
explora a repetição desta imagem icónica, pois o artista produziu ainda Double
Mona Lisa, Colored Mona Lisa e Mona Lisa Four Times.
Andy Warhol (1928-1987)
Thirty Are Better Than One, c.1964
Silkscreen, 110 x 94.5 polegadas
Telmo Alves
Nº 146 086
Warhol aqui comenta também as políticas dos mercados de arte em que a valoração tem a ver com a unicidade (sagrada) do objeto produzido, algo que, como vimos, a Pop Art e Warhol em particular, com a introdução da técnica da serigrafia, vem problematizar.
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