Irving Penn (1917-2009) foi um fotógrafo estado-unidense
conhecido pela sua fotografia de moda, retratos e naturezas mortas. Trabalhou
na revista Vogue e fez trabalhos de
publicidade para empresas como a Clinique.
As fotografias de Penn mostram uma grande atenção ao detalhe e o artista
experimentou várias técnicas inovadoras incluindo técnicas de impressão em
alumínio. As suas impressões a preto e branco são notáveis pelo intenso
contraste, que lhes confere um aspecto bastante nítido.
Irving Penn, Man Lighting Girl's Cigarette, 1949
Esta fotografia apresenta a modelo Jean
Patchett em segundo plano, atrás de uma garrafa de vidro semi-cheia. Na
parte superior da garrafa forma-se o reflexo desfocado da modelo que desenvolve
uma forma semi-abstracta, iluminada pela luz reflectida na garrafa e criando um
contraste com o plano de fundo. A garrafa está pousada sobre uma superfície
plana com a sombra dos objectos desfocados em segundo plano, como um copo de pé
em vidro do lado esquerdo da garrafa, também semi-cheio.
A atravessar o copo aparece o braço da modelo, coberto até ao
cotovelo por uma luva preta, e o ombro, com a alça do vestido preto. Patchett aparece depois do lado direito da garrafa, vendo-se ainda o seu rosto, o outro ombro e o braço. Ela está de perfil com o rosto
ligeiramente inclinado para cima, tem um olho fechado e os lábios esticados
para o cigarro, seguro entre os dedos. Em plano de fundo está um ambiente pouco
nítido com manchas escuras na zona superior da imagem. Já dentro da garrafa
aparece um reflexo desfocado e distorcido da modelo com o pescoço alongado. Na
zona escura da garrafa onde está o líquido, está reflectido um corpo pouco
nítido e escuro, com a cabeça cortada.
A fotografia é composta por linhas verticais e diagonais.
Através do vidro é marcada na imagem uma linha vertical no centro da
garrafa. Esta linha guia o olhar para o centro de interesse, a modelo,
e o facto de a posição da câmara ser ligeiramente contra-picada confere à garrafa
alguma imponência. Já a linha horizontal transmite sentido
de continuidade, dá a ideia de que existem mais elementos que não ficaram captados na
imagem.
O centro de interesse é destacado pela sua tonalidade escura:
em contraste com o ambiente claro, os cantos têm manchas escuras e na área
inferior da imagem existe também uma faixa negra.
Quanto à análise conotativa, torna-se relevante todo o lado
misterioso e abstrato da fotografia. A imagem desfigurada da modelo refletida
na garrafa leva o espectador a questionar o seu propósito, sendo que esta fotografia
em particular se destina ao público do mundo da moda. No entanto, o
pescoço alongado e a inclinação que o reflexo toma conferem à imagem um cariz
sofisticado e requintado. Por outro lado, a posição em que a fotografia foi
capturada dá a ideia de se tratar do ponto de vista de um espectador a
espreitar por baixo de uma mesa. Essa posição contra-picada dá à modelo uma aura
de poder e de autoridade.
Penn leva o
público a questionar-se sobre o significado das suas fotografias e capta a
atenção através da excentricidade dos seus planos e enquadramentos.
Ana Catarina Nunes, 139071
Grata pela bela descrição da composição fotográfica, Ana. Penn é, sem dúvida, uma referência no universo da fotografia, tanto pela sua criatividade irreverente, como pelo rigor técnico das suas imagens.
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