domingo, 27 de maio de 2018

Irving Penn


Irving Penn (1917-2009) foi um fotógrafo estado-unidense conhecido pela sua fotografia de moda, retratos e naturezas mortas. Trabalhou na revista Vogue e fez trabalhos de publicidade para empresas como a Clinique. As fotografias de Penn mostram uma grande atenção ao detalhe e o artista experimentou várias técnicas inovadoras incluindo técnicas de impressão em alumínio. As suas impressões a preto e branco são notáveis pelo intenso contraste, que lhes confere um aspecto bastante nítido.

                                                                          Irving Penn, Man Lighting Girl's Cigarette, 1949

Esta fotografia apresenta a modelo Jean Patchett em segundo plano, atrás de uma garrafa de vidro semi-cheia. Na parte superior da garrafa forma-se o reflexo desfocado da modelo que desenvolve uma forma semi-abstracta, iluminada pela luz reflectida na garrafa e criando um contraste com o plano de fundo. A garrafa está pousada sobre uma superfície plana com a sombra dos objectos desfocados em segundo plano, como um copo de pé em vidro do lado esquerdo da garrafa, também semi-cheio.

A atravessar o copo aparece o braço da modelo, coberto até ao cotovelo por uma luva preta, e o ombro, com a alça do vestido preto. Patchett aparece depois do lado direito da garrafa, vendo-se ainda o seu rosto, o outro ombro e o braço. Ela está de perfil com o rosto ligeiramente inclinado para cima, tem um olho fechado e os lábios esticados para o cigarro, seguro entre os dedos. Em plano de fundo está um ambiente pouco nítido com manchas escuras na zona superior da imagem. Já dentro da garrafa aparece um reflexo desfocado e distorcido da modelo com o pescoço alongado. Na zona escura da garrafa onde está o líquido, está reflectido um corpo pouco nítido e escuro, com a cabeça cortada.

A fotografia é composta por linhas verticais e diagonais. Através do vidro é marcada na imagem uma linha vertical no centro da garrafa. Esta linha guia o olhar para o centro de interesse, a modelo, e o facto de a posição da câmara ser ligeiramente contra-picada confere à garrafa alguma imponência. Já a linha horizontal transmite sentido de continuidade, dá a ideia de que existem mais elementos que não ficaram captados na imagem.
O centro de interesse é destacado pela sua tonalidade escura: em contraste com o ambiente claro, os cantos têm manchas escuras e na área inferior da imagem existe também uma faixa negra.

Quanto à análise conotativa, torna-se relevante todo o lado misterioso e abstrato da fotografia. A imagem desfigurada da modelo refletida na garrafa leva o espectador a questionar o seu propósito, sendo que esta fotografia em particular se destina ao público do mundo da moda. No entanto, o pescoço alongado e a inclinação que o reflexo toma conferem à imagem um cariz sofisticado e requintado. Por outro lado, a posição em que a fotografia foi capturada dá a ideia de se tratar do ponto de vista de um espectador a espreitar por baixo de uma mesa. Essa posição contra-picada dá à modelo uma aura de poder e de autoridade.
Penn leva o público a questionar-se sobre o significado das suas fotografias e capta a atenção através da excentricidade dos seus planos e enquadramentos.

Ana Catarina Nunes, 139071

1 comentário:

  1. Grata pela bela descrição da composição fotográfica, Ana. Penn é, sem dúvida, uma referência no universo da fotografia, tanto pela sua criatividade irreverente, como pelo rigor técnico das suas imagens.

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