quarta-feira, 25 de abril de 2018

Philip Guston & Langston Hughes



The Three, 1970. Óleo sobre masonite, 30.8 x 35.6 cm. Fogg Art Museum, Boston, Massachusetts.



"I look at the world"

I look at the world
From awakening eyes in a black face—
And this is what I see:
This fenced-off narrow space   
Assigned to me.

I look then at the silly walls
Through dark eyes in a dark face—
And this is what I know:
That all these walls oppression builds
Will have to go!

I look at my own body   
With eyes no longer blind—
And I see that my own hands can make
The world that's in my mind.
Then let us hurry, comrades,
The road to find.

Langston Hughes, "I look at the world" from (New Haven: Beinecke Library, Yale University, )

Source: Poetry (January 2009)


Philip Guston (1913-1980)
Phillip Guston foi um pintor e ilustrador norte-americano, frequentemente associado com o grupo de artistas denominado "New York School". Filho de emigrantes judaicos de origem ucraniana, nasceu no Canadá; no entanto, mudou-se para Los Angeles durante a infância. Aos 14 anos de idade, Guston começou a estudar na  Los Angeles Manual Arts High School, onde conheceu Jackson Pollock. Em 1930, viria a estudar no Otis Art Institute, em Los Angeles. Apesar de a sua passagem por estas instituições, Guston manteve-se maioritariamente um autodidacta. É ainda de relevar que 1935 a 1940, dedicou-se à pintura de murais para o "Federal Art Project". Por volta de 1950, Guston abandonou todas as referências realistas e figurativas da sua arte, produzindo obras enquadradas no Expressionismo Abstracto. No final dos anos 1960, o pintor voltou a focar-se na arte figurativa, desenvolvendo um estilo característico que, muitas das vezes, envolvia a presença de personagens encapuçadas, desenhadas como "cartoons", que se assemelhavam a membros do Klu Klux Klan.

Langston Hughes (1902-1967)

Langston Hughes é um poeta norte-americano visto como um dos principais impulsionadores do Harlem Renaissance, devido ao seu foco em temas que viriam a influenciar muitos outros afro-americanos e a desafiar os estigmas e preconceitos de uma América branca.  
Publicou o seu primeiro poema em 1921. Estudou na Columbia University, de onde viria a sair após um ano, para viajar por África e pela Europa. Regressou aos Estados Unidos em 1924, altura em que conheceu o poeta Vachel Lindsay, que viria a promover a poesia de Hughes. Em 1926, com a ajuda de Lindsay, Hughes pubicou o seu primeiro livro de poesia, The Weary Blues. O seu estilo poético, com fortes referências à cultura urbana afro-americana, e a sua inspiração em ritmos da música Jazz fez com que o livro tivesse sucesso imediato. Hughes manteve-se um artista prolífero ao longo dos anos, tendo mais tarde publicado a auto-biografia The Big Sea e escrito letras para o musical de Broadway Street Scene.


Na nossa análise, vamos estabelecer ligações entre as obras aqui apresentadas, explorando temas como a segregação, a opressão, a identidade e o espaço urbano. De facto, embora provenham de contextos históricos diferentes, estas obras abordam alguns dos problemas que parecem subsistir ao longo do tempo. 

João Ribeiro
Joana Neves
Mauro Spencer

Sugestões para aprofundar a investigação

1 comentário:

  1. Sim, tanto Hughes (ao longo de toda a sua carreira), como Guston (no início e no final da sua produção artística) são criadores ativistas, empenhados em intervir politicamente na sociedade coeva. Boa escolha para diálogo!

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