quarta-feira, 4 de abril de 2018

Empire State Building / Génesis 11: 1-9





Empire State Building
            Projetado por William F.Lamb (1893-1952), foi o edifício mais alto do mundo entre 1931 e 1970. O estilo decorativo em que se insere é a Art Deco (pastiche de vários estilos artísticos, por vezes contraditórios entre si, com o único objectivo de serem modernos). Este landmark nasce com o propósito de mostrar ao mundo o poder e a capacidade financeira dos seus patronos (o empresário John J. Raskob e o antigo governador de Nova York Al Smith faziam parte deste consórcio).

Génesis 11, 1-9
            A torre de Babel – “O mundo inteiro falava a mesma língua, com as mesmas palavras. Ao emigrar do oriente, os homens encontraram uma planície no país de Sennar e aí se estabeleceram. E disseram uns aos outros «vamos fazer tijolos e coze-los no fogo!». Utilizaram tijolos em vez de pedras, e betume em vez de argamassa. Disseram: «vamos construir uma cidade e uma torre que chegue até ao céu, para ficarmos famosos e não nos dispersarmos pela superfície da Terra». Então o Senhor desceu para ver a cidade e a torre que os homens estavam a construir. E o Senhor disse: «Eles são um único povo e falam uma só língua. Isto é apenas o começo dos seus empreendimentos. Agora, nenhum projeto será irrealizável para eles. Vamos descer e confundir a língua deles, para que um não entenda a língua do outro». O Senhor dispersou-os dali para toda superfície da terra, e eles cessaram de construir a cidade. Por isso, a cidade recebeu o nome de Babel, pois foi lá que o Senhor confundiu a língua de todos os habitantes da Terra, e foi dali que Ele os espalhou por toda a superfície da terra.”
Fonte: - Bíblia Sagrada (edição Pastoral).  Paulus Editora, 2015.
Relação entre a obra e o texto.
            O Empire State Building e o texto partilham uma relação de convergência. De facto, este edifício que foi concebido com o intuito de ser o mais alto do mundo, recorde que manteve durante muito tempo (de 1931 até 1970), demonstrando que, apesar de se viver durante a Grande Depressão, nada pararia o espírito nova-iorquino, sintetizado pelo famoso mote “Go get it!”. Também a narrativa segue a mesma lógica: nos tempos antigos os homens tinham proposto criar um grande edifício que chegasse aos Céus. Apesar do grande esforço da população, Deus decidiu pôr fim ao projecto, porque se a raça humana levasse a cabo a sua empresa, alcançariam um poder que poria em risco a divindade. É caso para dizer que o Empire State Building é melhor do que a Torre de Babel, dado que o projecto foi terminado e que ainda agora “se mantém firme para provar o valor do ser humano” (“stands tall to prove the worth of man”).

Legenda das imagens ( de cima para baixo) : A Torre de Babel, de Bruegel, o Velho. Empire State Building.

Pedro Brum da Silveira
Rafaela Faria
Telmo Alves

1 comentário:

  1. De facto, o Empire State Building (como aliás, o próprio nome indica) pretendia provar a supremacia americana, sugerindo que a perícia tecnológica poderia superar a crise económica provocada pelo Crash da Bolsa, em 1929, e desafiar a fronteira celestial (que, como R. Hughes argumenta em 'American Visions', substitui a fronteira horizontal da expansão para o Oeste). Bela escolha de textos!

    ResponderEliminar