quinta-feira, 1 de outubro de 2015

masterpeace from IKEA

Hi all,

The video we have seen today reminds me a very similar experiment.

See what happens with the print from IKEA (that you can buy for 10 €) when you install it in the modern art museum.



Do you consider it as art? Would you buy it and post in in your apartment?

Patricia Proksova

5 comentários:

  1. Achei extremamente engraçada a ideia. Na minha opinião, arte é um conceito diferente para cada pessoa. A mesma peça poderá ser considerada por mim arte, mas por outra pessoa não. Pode até depender do contexto em que está exposta ou de outros objectos que a rodeiem. A Arte não tem de ser exclusivamente uma peça única, pode na verdade ser um algo "estandardizado" e feito para que um grande público alvo a possa obter.
    Para mim, a peça do vídeo pode ser considerada arte, porque tal como as pessoas que a viram, transmite emoção, desperta-me curiosidade e coloca-me dúvidas.

    Olga Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como temos vindo a discutir em aula, a arte é validade por uma série de instâncias (desde museus e galerias, a académicos e críticos), através de critérios que mudam consoante os contextos. Além da questão da apreciação subjetiva (gosto / não gosto), temos, pois, de considerar estas dinâmicas que condicionam a produção, a circulação e a receção das obras.

      Eliminar
  2. This was very cool and interesting! It reminded me of an article I read a while back. Only instead of portraying the opinions of the public, it gives us an insight on what the artists who produced for IKEA think about having their photographs scattered all around the world. Here's a link: http://thecreatorsproject.vice.com/blog/how-does-it-feel-to-have-your-photography-sold-at-ikea

    Bruna Duarte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bruna, o artigo que partilha é muito interessante e coloca questões idênticas àquelas que temos vindo a discutir. O contexto de receção condiciona as grelhas interpretativas que ativamos para decifrar dado objeto e a reprodutibilidade poderá problematizar o valor do original, como argumenta W. Benjamin. Por outro lado, a questão da acessibilidade é central para certos movimentos artísticos, em particular a Pop Art, como veremos.

      Eliminar
  3. Patrícia, thanks for your post that is generating such an interesting discussion!

    ResponderEliminar