quarta-feira, 7 de outubro de 2015

What Art Is


Em What Art Is, Arthur C. Danto (1924-2013), filósofo e crítico de arte estadounidense, propõe-se a definir o que é a Arte. Para isso percorre, ao longo dos seis capítulos (o primeiro é longuíssimo...), vários temas que não acabam por não responder à nossa pergunta.... Afinal, parece que ele também não sabia. Talvez a intenção seja mesmo essa, mostrar que a Arte não pode ser definida categoricamente. É um livro interessante e fácil de ler, embora tenha alguns momentos mais aborrecidos.

Seleciono alguns capítulos com temas que abordamos nesta cadeira.

1 Wakeful Dreams 
A fotografia é apresentada como um novo modo de ver o mundo (relacionado com o texto de Mirzoeff por nós estudado) e gatilho para a emergência de novas perspetivas sobre a arte; a rejeição de um conceito de obra de arte estanque (relacionado com o texto de Arnold); referem-se artistas como Marcel Duchamp e Andy Warhol.

3 The Body in Philosophy and Art
O título já diz bastante.  Partindo de Descartes, o autor questiona a relação entre o corpo e a mente, apresenta o conceito de embodiment e aplica-o ao estudo da arte.

4 The End of the Contest: The Paragone between Painting and Photography 
Danto traça a história da luta entre fotografia e pintura pelo estatuto de arte da primeira, retomando temas como as estratégias de canonização e a influência da fotografia nas artes visuais.

                                                                                                                         David Mira

1 comentário:

  1. Grata pela partilha, David. Tem o livro? Gostava de fotocopiar o capítulo 3, pois trata de um tópico que tem vindo a nortear a minha investigação tanto na área da literatura como das artes visuais.

    ResponderEliminar