sábado, 30 de janeiro de 2010

Calendário 2013

Calendário de Arte Norte-Americana
2013/2014

Diana V. Almeida
artenorteamericana.flul@gmail.com

Setembro
17
Tutoria

20
Tutoria

24
Tutoria

27
Apresentação do programa, da calendarização e da proposta de avaliação
Análise de modelos para o trabalho individual

Recolha dos trabalhos realizados no âmbito da tutoria

Outubro
1
Dana Arnold. “What Is Art History?”. Art History. A Very Short Introduction. Nova Deli: Oxford UP, 2006 [2004]. 1-28.

“Occupy Your Museums / Ocupa os teus museus”. Cine Qua Non. Bilingual Arts Magazine. 7 Summer/Fall ‘13. Lisboa: CEAUL. 14-31.

4
Eilean Hopper-Greenhill. “Exhibitions and Interpretation: Museum Pedagogy and Cultural Change”. Museums and the Interpretation of Visual Culture. Londres: Routledge, 2008 [2000]. 124-150.

8
John Berger. Ways of Seeing. Londres: Penguin, 2008 [1972]. 0-27.

11
John Berger. Ways of Seeing. 39-58.

15
Elizabeth Grosz. “Corpos-cidades”. Género, Cultura Visual e Performance. Antologia Crítica. Eds. Ana Gabriela Macedo e Francesca Rayner. V.N. Famalicão: Húmus, 2011. 89-100.

William Jay Smith. “My Body”. http://www.poetryfoundation.org/poem/236590

18
Travessias transatlânticas
R. Hughes. American Visions. Episódio 5

22
Travessias transatlânticas

29
Georgia O’Keeffe
Anna C. Chave. “O’Keeffe and the Masculine Gaze”. Reading American Art. 350-370.

Novembro
1
Paisagens rurais e urbanas
R. Hughes. American Visions. Episódio 6

5
Paisagens rurais e urbanas

8
Dorothea Lange
Derrick Price and Liz Wells, “Case Study: Image Analysis: The Example of Migrant Mother”. Ed. Liz Wells, Photography: A Critical Introduction. Londres: Routledge, 1997. 35-45.

Entrega do trabalho escrito

12
O império dos sinais
R. Hughes. American Visions. Episódio 7

15
O império dos sinais

19
Jackson Pollock
Michael Leja. “Jackson Pollock: Representing the Unconsciousness”. Reading American Art. 440-464.

22
Andy Warhol
Rachel Baum. “The Mirror of Consumption”. Andy Warhol by Andy Warhol. Eds. Gunnar B. Kvaran, Hanne Beate Ueland e Grete Arbu. Catálogo da exposição no Astrup Fearnley Museum of Modern Art, Oslo. Milão: Skira, 2008. 29-35.

26
A era da ansiedade
R. Hughes. American Visions. Episódio 8
29
A era da ansiedade

Dezembro
3
Robert Smithson
Cornelia Butler. “A Lurid Presence: Smithson’s Legacy and Post-Studio Art”. Robert Smithson. Eds. Eugenie Tsai e Cornelia Butler. Catálogo da exposição no Museum of Contemporary Art, Los Angeles. Berkeley: University of California Press, 2004. 224-243.

6
Identidade e género
Linda Nochlin. “Why Have There Been No Great Women Artists?”. Women, Creativity, and the Arts. Critical and Autobiographical Perspectives. Eds. Diane Apostolos-Cappadona e Lucinda Ebersole. Nova Iorque: Continuum, 1995. 42-69.

10
Johanna Burton. “Fundamental to the Image: Feminism and Art in the 1980s”.
428- 443.

13
Louise Bourgeois
Helaine Posner. “Louise Bourgeois: Intensity and Influence”. After the Revolution: Women Who Transformed Contemporary Art. Eds. Eleanor Heartney et al. Munique: Prestel, 2007. 28-51.

17
Cindy Sherman
Eva Respini. “Will the Real Cindy Sherman Please Stand Up?”. Cindy Sherman. Ed. Eva Respini. Catálogo da exposição no Museum of Modern Art. Nova Iorque: MoMA, 2012. 12-53.

20
Revisões e esclarecimento de dúvidas
O que é a arte norte-americana? Reflexão colectiva e construção de quadro visual


Teste
(06 a 25 de janeiro 2014)


Notas

·       Para as referências bibliográficas completas, consultar o Programa da disciplina e/ou o blogue http://artenorteamericana-flul.blogspot.com/.

·       Apesar de o programa não focar as temáticas dos quatro episódios iniciais, recomenda-se o visionamento integral da série American Visions, da autoria de Robert Hughes (disponível no Youtube), que poderá ser complementado com consultas bibliográficas relativas às temáticas tratadas em cada um dos episódios, nomeadamente nas seguintes obras, disponíveis para consulta no Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL): Doss, Erika. Twentieth Century American Art; Hughes, Robert. American Visions: The Epic History of Art in America; Joselit, David. American Art since 1945.


Avaliação
Presenças – 5%
Participação (na aula e no blogue) – 10%
Tutoria — 10%
Apresentação oral – 30%
Trabalho escrito – 20%
Teste escrito – 25%

·       O trabalho escrito consiste na análise de um excerto de um dos textos incluídos na calendarização. Deverá ser entregue por email, até ao dia 8 de novembro, tendo, no máximo 2 páginas, Times New Roman, letra 12, dois espaços (sem alterar margens apresentadas no Word).

·       A apresentação oral individual deverá propor uma leitura dialogada entre um texto visual (de um artista estado-unidense incluído na exposição permanente do Museu Coleção Berardo) e verbal (literário), sob a perspectiva da representação da corporalidade.
O trabalho terá de ser colocado no blogue (pelo menos) quatro dias antes da data da apresentação oral, de modo a poder ser comentado pelos colegas. O autor do trabalho deverá incorporar criticamente estes comentários na sua apresentação.
Aconselha-se a consulta dos seguintes trabalhos realizados por colegas nos anos anteriores:

·       Os temas e as datas para apresentação oral do trabalho individual deverão ser acordados com a professora. Os alunos terão de enviar uma versão do seu trabalho atempadamente (i.e. pelo menos, com oito dias da antecedência) para o email da disciplina (artenorteamericana.flul@gmail.com), de modo a que o texto possa ser analisado, reescrito, de acordo com as correções sugeridas, e colocado no blogue pela professora.

·       Os alunos devem realizar (pelo menos) quatro comentários — criticamente fundamentados — aos posts dos colegas, até 24 horas antes da data da apresentação oral (de modo a que estas opiniões possam ser consideradas pelo autor).


·      O teste (de 2 horas, com 30 minutos de tolerância) consiste num comentário de texto (de um ou mais excertos retirados de uma das obras indicadas na bibliografia do programa) e/ou de uma reprodução de obras visuais estudadas. Os alunos podem levar material escrito/impresso para consulta.

Sem comentários:

Enviar um comentário