quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Programa 2010


Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Arte Norte-Americana

2º semestre 2009 / 2010

Docente: Diana Almeida

  • Objectivos

Analisar concepções, formas e modelos estéticos vários, de modo a situar a arte americana em contexto, desde as primeiras interacções dos imigrantes europeus com as manifestações culturais autóctones, ao longo do século XVII, até à arte contemporânea nas suas expressões plurais. Estudar “textos visuais” de diversas índoles, da pintura à fotografia, passando pela escultura, arquitectura e design. Estabelecer diálogos entre as várias artes, interrogando a cultura dos Estados Unidos da América na sua totalidade significativa, marcada pelo esbatimento de fronteiras entre os múltiplos domínios criativos. Propor leituras intertextuais entre obras do campo das artes visuais e textos literários, tendo como paradigma de análise transversal o corpo, nas suas múltiplas significações.

  • Tópicos

1. Vários cenários da Terra Prometida

Tradição Índia e arte religiosa das Missões

“A Cidade na colina”: concepção do espaço e grupos religiosos (puritanos, quakers, shakers, amish)

O ideal da aristocracia inglesa: Virgínia

A nova república: University of Virginia (Thomas Jefferson); Washington D.C. (Capitólio; Memorials: Washington; Lincoln; Vietnam Veterans)

2. Quem é o americano?

Retrato e auto-retrato de cidadões e heróis: Gilbert Stuart; Benjamin West; John Singleton Copley; Charles Wilson Peale

3. Representações do mundo natural

Enciclopédia de maravilhas: James Audubon

Sublime: Hudson River School (Thomas Cole, Frederick Church)

Manifest Destiny e mitos expansionistas: George Bingham e Emanuel Leutze; Frederic Remington e Charles Schreyvogel; George Catlin

Território mapeado: Albert Bierstadt; Tomas Moran

Espaço poético, Luminismo: Fritz Hugh Lane, Martin Head; John Kensett

4. A experiência da história

Realismo e “objectividade”: Thomas Eakins; Thomas Anshutz; Winslow Homer

Empenho documentário: Mathew Brady e Timothy O’Sullivan; Lewis Hine

Sublime tecnológico: Brooklyn Bridge; Exposição Mundial de Chicago

Gilded Age, palácios, colecções e retratos: Richard Morris; Isabella Stuart Gardner; Frances Benjamin Johnston; Gertrude Kaesebier

5. Travessias transatlânticas

Expatriados: James Whistler; Mary Cassatt; John Singer Sargent

Comunidades imigrantes e espaço social: Jacob Riis; Ashcan School (Robert Henri, George Bellows, John Sloan)

Circuitos da arte: Alfred Stieglitz; Armory Show; Edward Steichen; vozes europeias (Marcel Duchamp; Francis Picabia)

Modernismos: Joseph Stella; Georgia O’Keefe; Charles Demuth; Charles Sheeler; Marsden Hartley; Grupo f’’64 (Edward Weston; Imogen Cunningham); Frank Lloyd Wright

6 . Paisagens rurais e urbanas

Arranha-céus e malha urbana: Chrysler Building, Empire State e Rockefeller Center; Berenice Abbott

Depressão e New Deal: Jacob Lawrence; Dorothea Lange; Walker Evans

O paraíso rural: Regionalismo (Thomas Hart Benton; Grant Wood)

Solidão e linhas espaciais: Edward Hopper

7. O Império dos Sinais

Expressionismo Abstracto: Jackson Pollock; Mark Rothko; William de Kooning; David Smith

Contaminação artística e dilemas existenciais: Stuart Davis; Joseph Cornell; Robert Rauschenberg; Romare Bearden; Robert Frank; Ed Kienholz

Arte Pop e seus precursores: Jasper Johns; Andy Warhol; Claes Oldenburg; James Rosenquist

8. A Era da Ansiedade

Minimalismo: Donald Judd; Richard Serra

Color Field Painting: Helen Frankenthaler; Richard Diebenkorn

Land Art: Robert Smithson; Walter de Maria; James Turrell

Arte conceptual, instalação: Bruce Nauman

Neo-Expressionismo, ímpeto figurativo: Philip Guston; Susan Rothenburg; Eric Fischl; Julian Schnabel; Jeff Koons

Narrativas e identidades: Louise Bourgeois; Barbara Kruger; Cindy Sherman; Carrie Mae Weems

  • Avaliação

Presença e participação nas aulas – 15%

Colaboração no blog – 20%

Apresentação oral – 25%

Teste escrito – 40%


Cada aluno deve:

i) elaborar (pelo menos) quatro comentários aos posts dos colegas;

ii) apresentar oralmente uma leitura intertextual entre um texto visual e um texto literário;

iii) fazer um teste escrito (com consulta).

A apresentação oral (de 10/15 minutos) deverá:

i) ser previamente marcada com a professora, de acordo com o calendário temático;

ii) versar sobre obras de artistas mencionados no programa da disciplina;

iii) contextualizar a obra do autor eleito; analisar um texto visual e encetar um diálogo criativo com o texto literário escolhido;

iv) ser baseada num post (colocado até às 19h de quinta-feira, na semana anterior à apresentação) resumindo o conteúdo do trabalho;

v) integrar os comentários dos colegas ao post;

vi) incluir esquema e bibliografia, a entregar aos colegas e à professora.

Enviem o vosso esquema de antemão para o mail acima indicado para dialogarmos sobre a vossa proposta.

  • Bibliografia Seleccionada

Arnold, Dana. Art History: A Very Short Introduction. Nova Deli: Oxford University Press, 2006.

Berthelot, J. M. “Sociological Discourse and the Body”, The Body: Social Process and Cultural Theory, Mike Featherstone, Mike Hepworth e Bryan S. Turner (ed.). Londres: Sage, 2001, 390-404.

Craven, Wayne. American Art: History and Culture. Madison, Wisconsin: Brown & Benchmark, 1994.

Doss, Erika. Twentieth-Century American Art. Oxford: Oxford University Press, 2002.

Ewing, William A. (ed.), “Preface” e “Introduction”, The Body: Photoworks of the Human Form. Londres: Thames and Hudson, 1998, 9-30.

Freeland, Cynthia. Art Theory: A Very Short Introduction. Nova Deli: Oxford University Press, 2006.

Hughes, Robert. American Visions: The Epic History of Art in America. Londres Harvill Press, 1999.

Joselit, David. American Art since 1945. Londres: Thames & Hudson, 2003.

Tratchtenberg, Alan. Reading American Photographs: Images as History, Mathew Brady to Walker Evans. Nova Iorque: Noonday Press, 1989.

Turner, Bryan S. “Recent Developments in the Theory of the Body”, The Body: Social Process and Cultural Theory, Mike Featherstone, Mike Hepworth e Bryan S. Turner (ed.). Londres: Sage, 2001, 1-35.

Vídeo

Hughes, Robert. American Visions: An History of American Art & Architecture. PBS Home Video/ BBC Worldwide Americas, 1996.

150 Years of Photography: An American Image. Rochester, Nova Iorque: Martin Sandler Productions/ Eastman Kodak Company, 1988.

Azoulay, Philippe. The Adventure of Photography: 150 Years of the Photographic Image. S/l: Kultur, 1998.

Sem comentários:

Enviar um comentário