Arte Norte Americana
2017-2018
Diana V. Almeida
artenorteamericana.flul@gmail.com
“The
purpose of art is to lay bare the questions which have been
hidden by answers.”
James
Baldwin (1924-1987)
Calendário e avaliação
Fevereiro
20
Apresentação da
docente e dos alunos. Programa e bibliografia. Calendário e sistema de
avaliação; métodos de trabalho e blogue da cadeira.
22
Análise de The
Mill: A moment's glimpse of the outer world, L. Hine
http://www.historyplace.com/unitedstates/childlabor/
http://www.regenciacoletiva.com/2015/06/lewis-hine-e-fotografia-social.html
http://xroads.virginia.edu/~ma01/davis/photography/hine/hine.html
https://www.archives.gov/education/lessons/hine-photos/index.html
27
Nicholas Mirzoeff,
“How we think about seeing.” How to See the World, Penguin, 2015. 71-97.
Março
1
John Berger. Ways
of Seeing, Penguin, 2008 [1972]. 0-27.
6
Dana Arnold. A Short Book about Art, Tate Publishing,
2015. 133-159.
Definir grupos de trabalho e temas
8
Dana Arnold. A Short Book about Art. 161-184.
13
Travessias
transatlânticas
R. Hughes. American
Visions. Episódio 5
15
Travessias
transatlânticas
20
Georgia O’Keeffe
Tanya Barson. “O’Keeffe’s
Century.” Georgia O’Keeffe, edited by
Tanya Barson, Tate Publishing, 2016. 8-21.
22
Paisagens rurais e
urbanas
R. Hughes. American
Visions. Episódio 6
Entrega da análise de texto
Pausa Páscoa
Abril
5
Paisagens rurais e
urbanas
10
Dorothea Lange
Derrick Price and
Liz Wells, “Case Study: Image Analysis: The Example of Migrant Mother”. Photography:
A Critical Introduction, Edited by Liz Wells, Routledge, 1997. 35-45.
12
O império dos
sinais
R. Hughes. American
Visions. Episódio 7
17
O império dos
sinais
19
Jackson Pollock
“Mumbo Jumbo & Mud
Pies”, Carter B.
Horsley
http://www.thecityreview.com/pollock.html
24
Andy Warhol
Rachel Baum. “The
Mirror of Consumption”. Andy Warhol by Andy Warhol. Eds. Gunnar B.
Kvaran, Hanne Beate Ueland e Grete Arbu. Catálogo da exposição no Astrup
Fearnley Museum of Modern Art, Oslo. Milão: Skira, 2008. 29-35.
26
A era da ansiedade
R. Hughes. American
Visions. Episódio 8
Maio
3
A era da ansiedade
8
David Joselit, American
Art Since 1945. London: Thames & Hudson, 2003. 96-127.
10
Identidade e género
Linda Nochlin. “Why
Have There Been No Great Women Artists?”. Women, Creativity, and the Arts.
Critical and Autobiographical Perspectives. Eds. Diane
Apostolos-Cappadona e Lucinda Ebersole. Nova Iorque: Continuum, 1995. 42-69.
15
Linda Nochlin
17
Louise Bourgeois
Helaine Posner.
“Louise Bourgeois: Intensity and Influence”. After the Revolution: Women Who
Transformed Contemporary Art. Eds. Eleanor Heartney et al. Munique:
Prestel, 2007. 28-51.
22
Cindy Sherman
Eva Respini. “Will
the Real Cindy Sherman Please Stand Up?”. Cindy Sherman. Ed. Eva Respini.
Catálogo da exposição no Museum of Modern Art. Nova Iorque: MoMA, 2012. 12-53.
24
Teste
29
Can Art Save the
World?
“Occupy Your
Museums / Ocupa os teus museus”. Cine Qua Non. Bilingual Arts
Magazine. 7 Summer/Fall ‘13. Lisboa: CEAUL. 14-31
31
O que é a arte
norte-americana? Reflexão coletiva e construção de quadro visual
Avaliação
1. Presenças – 5%
2. Colaboração na
aula e no blogue —15%
3. Análise de texto
– 25%
4. Projeto de pesquisa
e apresentação oral – 30%
5. Teste – 25%
1. Presenças
Contabilizadas em todas as aulas.
(Independentemente da assiduidade, os trabalhadores estudantes terão metade das
presenças atribuídas).
Durante as aulas, o computador e o telemóvel
devem ser utilizados apenas para realizar pesquisas relativas ao trabalho em
curso e por indicação explícita da professora.
2. Colaboração na aula e no blogue
2.1. Competência de leitura e discussão dos
materiais bibliográficos propostos.
2.2. Participação no blogue da disciplina (com posts e com sugestões de leitura para
os trabalhos dos colegas) artenorteamericana-flul.blogspot.com
Os alunos devem realizar (pelo menos) quatro posts criticamente fundamentados, dois
dos quais comentários aos trabalhos
dos colegas (feitos até 24 horas antes da data da apresentação oral,
de modo a que estas opiniões possam ser consideradas).
Na última aula, tragam uma listagem dos vossos posts,
para serem considerados no processo de avaliação final.
3. Análise
de texto
Leitura de um excerto retirado de um dos textos
incluídos na bibliografia; este extrato será indicado no blogue até ao dia 8 de
março. A análise de texto deverá ter (no máximo) 3 páginas, com letra 12 e espaço
e meio (sem alterar as margens apresentadas no Word!). O trabalho deve ser
impresso e entregue em mão (ou seja, presencialmente, durante a aula), até 22
de março.
4. Projeto
de pesquisa e apresentação oral
O projeto de pesquisa decorre em grupo (três
alunos) e deverá propor o diálogo entre um texto visual (da autoria de um dos
artistas estado-unidenses incluídos no corpus
da cadeira) e um texto verbal literário à vossa escolha. A apresentação
oral deverá ter 15 minutos máximo (5 minutos para cada um dos membros do grupo
de trabalho).
Os temas e as datas para apresentação oral do trabalho
de grupo deverão ser acordados com a professora até ao dia 6 de março. Recomenda-se
também a marcação de um encontro de tutoria para a professora acompanhar a
evolução do trabalho.
Post — Os alunos deverão enviar uma primeira versão
do post com linhas de leitura do seu
projeto de trabalho (pelo menos oito dias antes da data marcada para a
apresentação oral) para o email artenorteamericana.flul@gmail.com,
reescrever o texto de acordo com as correções sugeridas e colocá-lo então no
blogue (pelo menos quatro dias antes da apresentação oral), para ser comentado
pelos colegas. Os autores do trabalho deverão incorporar criticamente os
comentários dos colegas na sua apresentação.
Aconselha-se a consulta dos seguintes
trabalhos realizados por colegas nos anos anteriores:
5. Teste
O teste escrito consiste em duas perguntas: i) um
comentário de texto (oriundo da bibliografia da cadeira); ii) a análise de uma
obra visual de um dos artistas por nós estudados.
Terá a duração de 2 horas (como é realizado
durante o período de aula, não poderemos
ocupar a sala mais tempo do que aquele que nos é oficialmente concedido) e os
alunos podem levar material escrito/impresso
para consulta.
Os trabalhos devem ser
entregues/apresentados/realizados nas datas propostas. Não são aceites
elementos de avaliação fora dos prazos inicialmente acordados. A nota final é calculada a partir da fórmula
acima apresentada, os trabalhos não entregues correspondem a zero.
Referências
bibliográficas
Apesar de o programa não focar as temáticas dos
quatro episódios iniciais, recomenda-se o visionamento integral da série American Visions, da autoria de Robert Hughes (disponível no Youtube),
que poderá ser complementado com consultas bibliográficas relativas às
temáticas tratadas em cada um dos episódios, nomeadamente das seguintes obras,
disponíveis para consulta no Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de
Lisboa (CEAUL): Doss, Erika. Twentieth Century American Art; Hughes,
Robert. American Visions: The Epic History of Art in America; Joselit,
David. American Art since 1945.
Sem comentários:
Enviar um comentário