1.Nome da unidade curricular
Arte Norte Americana
2.Ciclo de estudos
1º ciclo
3.Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo)
Diana V. Almeida
45h TP + 15h O
4.Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular
NA
5.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Problematizar o conceito de arte, através da análise de manifestações artísticas variadas (desde o início do século XX até à contemporaneidade), de modo a apurar a sensibilidade estética e desenvolver modelos interpretativos válidos.
Contextualizar a arte dos Estados Unidos da América neste período histórico, estudando numa perspectiva dialógica textos diversos, da pintura à fotografia, passando pela escultura, arquitetura e design.
Desenvolver leituras intersemióticas entre obras do campo das artes visuais e textos literários, tendo como paradigma de análise transversal o corpo, nas suas múltiplas significações.
5.Learning outcomes of the curricular unit
To problematize the concept of art analyzing several artistic expressions (from the 20th century onwards), in order to develop aesthetically grounded reading competencies.
To contextualize the US art in these historical contexts and to consider in a dialogical perspective several texts, from painting to photography, sculpture, architecture, and design.
To develop intersemiotic readings between visual art works and literary texts, using as a framing device the concept of the body, in its multitudinous meanings.
6.Conteúdos programáticos
I. O que é a arte? Cânone e práticas institucionais
II. Como ler a arte através do “corpo”
III. Arte Norte-Americana
1. Modernismos
Ashcan School. Armory Show. Sublime tecnológico
2. Paisagens rurais e urbanas
Arranha-céus. New Deal, FSA. Regionalismo. Solidão existencial
3. O Império dos Sinais
Expressionismo Abstrato. Contaminações Artísticas. Arte Pop
4. A Era da Ansiedade
Minimalismo. Color Field Painting. Land Art. Arte conceptual. Neo-Expressionismo
5. Identidade de género
Pioneiras da arte feminista e mulheres artistas contemporâneas
6.Syllabus
I. What is art? Canon formation and institutional practices
II. How to read art through the “body”
III. North American Art
1. Modernisms
Ashcan school. Armory Show. Technological sublime.
2. Rural and urban landscapes
Skyscrapers. New Deal, FSA. Regionalism. Existential solitude
3. The Empire of Signs
Abstract Expressionism. Artistic contaminations. Pop Art.
4. The Age of Anxiety
Minimalism. Color Field Painting. Land Art. Conceptual art. Neo-Expressionism
5. Gender Identity
Pioneers of feminist art and contemporary women artists
7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
Uma breve consideração das dinâmicas de formação do cânone permitir-nos-á ter em mente as múltiplas dimensões constitutivas do objeto de arte e a importância da sua contextualização plural. A reflexão sobre os mais significativos movimentos criativos estado-unidenses no âmbito das artes visuais, do início do século XX até aos nossos dias, ajudar-nos-á a compreender como a arte tem vindo a florescer em diálogo com os processos históricos. A concentração em obras de arte singulares vai alargar as competências de leitura crítica dos alunos e permitir-lhes desenvolver uma maior autonomia enquanto leitores de fenómenos culturais. O uso da corporalidade como conceito transversal confere uma componente existencial à nossa abordagem, sublinhando a interseção entre as políticas de identidade e as convenções de representação.
7.Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives
A brief consideration of the canon formation dynamics will help us to keep in mind the multiple constitutive dimensions of the art object and the importance of its plural contextualization. The reflection on the most significant U.S. creative movements in the domain of the visual arts, from the beginning of the 20th century till our days, will help us understand how art has been flourishing in dialogue with the historical processes. The focus on single works of art will enlarge the students’ critical reading competencies and allow them to develop a bigger autonomy as readers of cultural phenomena. The use of corporality as a framing concept provides our approach with an existential dimension and emphasizes the intersection of identity politics and conventions of representation.
8.Metodologias de ensino (avaliação incluída)
Para compreender a produção artística dos E.U.A. nos seus contextos histórico-políticos e culturais, vamos usar como guia a série da PBS American Visions. Consideramos, depois, um corpus ilustrativo das obras de alguns artistas representativos da época em análise. Será recorrente a consulta de sites de arte contemporânea e de sites de museus e/ou galerias que albergam reproduções das obras dos artistas abordados. Estimula-se o diálogo, a criatividade e a autonomia intelectual.
Critérios de avaliação: Presenças (5%); Colaboração na aula (discussão e exercícios escritos) e no blogue http://artenorteamericana-flul.blogspot.pt
(15%); Projeto de pesquisa e apresentação oral (30%); Análise de texto (20%); Teste escrito (30%).
8.Teaching methodologies (including evaluation)
We will use the PBS series American Visions as a guideline to understand the U.S. art production in its historical, political, and cultural contexts. We will consider an illustrative corpus of works by some representative artists from the epoch under analysis. We will frequently visit sites about contemporary art and sites of museums and/or art galleries that have reproductions of the works of the artists studied. Dialogue, creativity and autonomy are stimulated.
Assessment criteria: Attendance (5%); Collaboration in class (discussion/text production) and in the blog http://artenorteamericana-flul.blogspot.pt
(15%); Research project and oral presentation (30%); Text analysis (20%); Written test (30%).
9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
De acordo com a calendarização apresentada no início do semestre, os alunos deverão visionar os episódios da série American Visions: A History of American Art & Architecture (disponível no YouTube) e fazer a leitura da bibliografia crítica sugerida para cada um dos módulos do programa, de modo a ficarem capacitados para participarem ativamente nas discussões promovidas em sala de aula. Os criadores por nós estudados serão enquadrados em movimentos artísticos mais amplos e o seu contributo expressivo irá ser aprofundado a partir da análise minuciosa de trabalhos (visuais, escultóricos, performáticos) considerados relevantes para a temática transversal da corporalidade. Esta metodologia pretende estabelecer uma comunidade reflexiva que potencialize os saberes sobre história e cultura dos E.U.A. construídos noutras cadeiras.
Para mais, ao longo do semestre, os alunos deverão desenvolver um projeto de investigação e aprofundar conhecimentos sobre um dos artistas incluídos no corpus da cadeira, escolhendo uma das suas obras para análise e relacionando-a com um excerto literário. Este percurso será acompanhado pela docente, com o intuito de aperfeiçoar as ferramentas críticas dos discentes, capacitando-os para uma abordagem dialógica e criativa do fenómeno artístico. Este projeto culminará com uma apresentação oral seguida de discussão dos resultados obtidos.
Em paralelo, será usado o blogue da disciplina (em funcionamento desde 2009) como recurso bibliográfico e como fórum de discussão alargada. Ao longo do semestre, os alunos irão ainda realizar diversos comentários breves sobre os textos (no sentido semiótico do termo) por nós abordados. Os posts feitos no blogue e estes exercícios serão comentados pela discente, de modo a estimular um processo de aprendizagem gradual que capacite os alunos a realizarem a análise de texto e o teste final (com consulta de material bibliográfico impresso).
Deste modo, espera-se que os alunos atinjam os objetivos de aprendizagem acima enunciados e desenvolvam não só um conhecimento aprofundado da história da arte dos EUA do início do século XX até à contemporaneidade, como também expandam competências de leitura e escrita sobre arte na sua relação com os contextos de produção e com outros objetos artísticos.
9.Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes
According to the calendar presented at the beginning of the semester, students should watch the episodes of the series American Visions: A History of American Art & Architecture (available on YouTube) and read the critical bibliography suggested for each of the modules of the syllabus, so that they are capable of actively taking part in the discussions promoted in class. The creators studied by us will be framed in broader artistic movements and their expressive contributions will be explored based on the in-depth analysis of significant works (visual, sculptural, performance) deemed relevant to the overreaching theme of corporality. This methodology aims to establish a reflexive community that recurs to the students’ expertise on the history and culture of the U.S.A. built in other courses.
Additionally, along the semester students should develop a research project and expand their knowledge about one the artists included in the course syllabus, choosing one of her/his works to analyze and relating it to a literary excerpt. The professor will tutor this process, with the objective of perfecting the students’ critical tools, enabling them to approach the artistic phenomena in a dialogical and critical perspective. This project will lead to an oral presentation followed by the discussion of the obtained results.
In parallel, the course blog (in progress since 2009) will be used as a bibliographical source and as an enlarged discussion forum. Throughout the semester, students will also be asked to write several brief comments on texts (in the semiotic sense) considered by us. The posts made in the blog and these exercises will be commented by the professor, in order to stimulate a gradual learning process that will enable students to write the text analysis and the final test (in which they may access printed bibliography).
Consequently, it is expected that the students attain the learning outcomes presented above and develop not only a richer knowledge of the U.S. art history from the beginning of the 20th century onwards, but also expand their reading and writing competencies about art in its relationship with production contexts and other art objects.
10.Bibliografia
BERGER, John. Ways of Seeing. London: Penguin, 2008.
DOEZEMA, Marianne and Elizabeth Milroy, Ed. Reading American Art. New Haven: Yale Univ. Press, 1998.
DOSS, Erika. Twentieth-Century American Art. Oxford: Oxford UP, 2002.
HUGHES, Robert. American Visions: The Epic History of Art in America. London: Harvill Press, 1999.
______ American Visions: A History of American Art & Architecture. PBS Home Video/ BBC Worldwide Americas, 1996.
JOSELIT, David. American Art since 1945. London: Thames & Hudson, 2003.
LEWIS, Michael J. American Art and Architecture. London: Thames & Hudson, 2006.
MIRZOEFF, Nicholas. Bodyscape: Art, Modernity, and the Ideal Figure. London: Routledge, 1995.
ORVELL, Miles. American Photography. New York: Oxford UP, 2003.
POHL, Francis K. Framing America: A Social History of American Art. New York: Thames & Hudson, 2012.
O’REILLY, Sally. The Body in Contemporary Art. New York: Thames & Hudson, 2009.
WELTON, Donn, Ed. Body and Flesh: A Philosophical Reader. Malden, Blackwell, 2004.
Arte Norte Americana
2.Ciclo de estudos
1º ciclo
3.Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo)
Diana V. Almeida
45h TP + 15h O
4.Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular
NA
5.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Problematizar o conceito de arte, através da análise de manifestações artísticas variadas (desde o início do século XX até à contemporaneidade), de modo a apurar a sensibilidade estética e desenvolver modelos interpretativos válidos.
Contextualizar a arte dos Estados Unidos da América neste período histórico, estudando numa perspectiva dialógica textos diversos, da pintura à fotografia, passando pela escultura, arquitetura e design.
Desenvolver leituras intersemióticas entre obras do campo das artes visuais e textos literários, tendo como paradigma de análise transversal o corpo, nas suas múltiplas significações.
5.Learning outcomes of the curricular unit
To problematize the concept of art analyzing several artistic expressions (from the 20th century onwards), in order to develop aesthetically grounded reading competencies.
To contextualize the US art in these historical contexts and to consider in a dialogical perspective several texts, from painting to photography, sculpture, architecture, and design.
To develop intersemiotic readings between visual art works and literary texts, using as a framing device the concept of the body, in its multitudinous meanings.
6.Conteúdos programáticos
I. O que é a arte? Cânone e práticas institucionais
II. Como ler a arte através do “corpo”
III. Arte Norte-Americana
1. Modernismos
Ashcan School. Armory Show. Sublime tecnológico
2. Paisagens rurais e urbanas
Arranha-céus. New Deal, FSA. Regionalismo. Solidão existencial
3. O Império dos Sinais
Expressionismo Abstrato. Contaminações Artísticas. Arte Pop
4. A Era da Ansiedade
Minimalismo. Color Field Painting. Land Art. Arte conceptual. Neo-Expressionismo
5. Identidade de género
Pioneiras da arte feminista e mulheres artistas contemporâneas
6.Syllabus
I. What is art? Canon formation and institutional practices
II. How to read art through the “body”
III. North American Art
1. Modernisms
Ashcan school. Armory Show. Technological sublime.
2. Rural and urban landscapes
Skyscrapers. New Deal, FSA. Regionalism. Existential solitude
3. The Empire of Signs
Abstract Expressionism. Artistic contaminations. Pop Art.
4. The Age of Anxiety
Minimalism. Color Field Painting. Land Art. Conceptual art. Neo-Expressionism
5. Gender Identity
Pioneers of feminist art and contemporary women artists
7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
Uma breve consideração das dinâmicas de formação do cânone permitir-nos-á ter em mente as múltiplas dimensões constitutivas do objeto de arte e a importância da sua contextualização plural. A reflexão sobre os mais significativos movimentos criativos estado-unidenses no âmbito das artes visuais, do início do século XX até aos nossos dias, ajudar-nos-á a compreender como a arte tem vindo a florescer em diálogo com os processos históricos. A concentração em obras de arte singulares vai alargar as competências de leitura crítica dos alunos e permitir-lhes desenvolver uma maior autonomia enquanto leitores de fenómenos culturais. O uso da corporalidade como conceito transversal confere uma componente existencial à nossa abordagem, sublinhando a interseção entre as políticas de identidade e as convenções de representação.
7.Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives
A brief consideration of the canon formation dynamics will help us to keep in mind the multiple constitutive dimensions of the art object and the importance of its plural contextualization. The reflection on the most significant U.S. creative movements in the domain of the visual arts, from the beginning of the 20th century till our days, will help us understand how art has been flourishing in dialogue with the historical processes. The focus on single works of art will enlarge the students’ critical reading competencies and allow them to develop a bigger autonomy as readers of cultural phenomena. The use of corporality as a framing concept provides our approach with an existential dimension and emphasizes the intersection of identity politics and conventions of representation.
8.Metodologias de ensino (avaliação incluída)
Para compreender a produção artística dos E.U.A. nos seus contextos histórico-políticos e culturais, vamos usar como guia a série da PBS American Visions. Consideramos, depois, um corpus ilustrativo das obras de alguns artistas representativos da época em análise. Será recorrente a consulta de sites de arte contemporânea e de sites de museus e/ou galerias que albergam reproduções das obras dos artistas abordados. Estimula-se o diálogo, a criatividade e a autonomia intelectual.
Critérios de avaliação: Presenças (5%); Colaboração na aula (discussão e exercícios escritos) e no blogue http://artenorteamericana-flul.blogspot.pt
(15%); Projeto de pesquisa e apresentação oral (30%); Análise de texto (20%); Teste escrito (30%).
8.Teaching methodologies (including evaluation)
We will use the PBS series American Visions as a guideline to understand the U.S. art production in its historical, political, and cultural contexts. We will consider an illustrative corpus of works by some representative artists from the epoch under analysis. We will frequently visit sites about contemporary art and sites of museums and/or art galleries that have reproductions of the works of the artists studied. Dialogue, creativity and autonomy are stimulated.
Assessment criteria: Attendance (5%); Collaboration in class (discussion/text production) and in the blog http://artenorteamericana-flul.blogspot.pt
(15%); Research project and oral presentation (30%); Text analysis (20%); Written test (30%).
9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
De acordo com a calendarização apresentada no início do semestre, os alunos deverão visionar os episódios da série American Visions: A History of American Art & Architecture (disponível no YouTube) e fazer a leitura da bibliografia crítica sugerida para cada um dos módulos do programa, de modo a ficarem capacitados para participarem ativamente nas discussões promovidas em sala de aula. Os criadores por nós estudados serão enquadrados em movimentos artísticos mais amplos e o seu contributo expressivo irá ser aprofundado a partir da análise minuciosa de trabalhos (visuais, escultóricos, performáticos) considerados relevantes para a temática transversal da corporalidade. Esta metodologia pretende estabelecer uma comunidade reflexiva que potencialize os saberes sobre história e cultura dos E.U.A. construídos noutras cadeiras.
Para mais, ao longo do semestre, os alunos deverão desenvolver um projeto de investigação e aprofundar conhecimentos sobre um dos artistas incluídos no corpus da cadeira, escolhendo uma das suas obras para análise e relacionando-a com um excerto literário. Este percurso será acompanhado pela docente, com o intuito de aperfeiçoar as ferramentas críticas dos discentes, capacitando-os para uma abordagem dialógica e criativa do fenómeno artístico. Este projeto culminará com uma apresentação oral seguida de discussão dos resultados obtidos.
Em paralelo, será usado o blogue da disciplina (em funcionamento desde 2009) como recurso bibliográfico e como fórum de discussão alargada. Ao longo do semestre, os alunos irão ainda realizar diversos comentários breves sobre os textos (no sentido semiótico do termo) por nós abordados. Os posts feitos no blogue e estes exercícios serão comentados pela discente, de modo a estimular um processo de aprendizagem gradual que capacite os alunos a realizarem a análise de texto e o teste final (com consulta de material bibliográfico impresso).
Deste modo, espera-se que os alunos atinjam os objetivos de aprendizagem acima enunciados e desenvolvam não só um conhecimento aprofundado da história da arte dos EUA do início do século XX até à contemporaneidade, como também expandam competências de leitura e escrita sobre arte na sua relação com os contextos de produção e com outros objetos artísticos.
9.Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes
According to the calendar presented at the beginning of the semester, students should watch the episodes of the series American Visions: A History of American Art & Architecture (available on YouTube) and read the critical bibliography suggested for each of the modules of the syllabus, so that they are capable of actively taking part in the discussions promoted in class. The creators studied by us will be framed in broader artistic movements and their expressive contributions will be explored based on the in-depth analysis of significant works (visual, sculptural, performance) deemed relevant to the overreaching theme of corporality. This methodology aims to establish a reflexive community that recurs to the students’ expertise on the history and culture of the U.S.A. built in other courses.
Additionally, along the semester students should develop a research project and expand their knowledge about one the artists included in the course syllabus, choosing one of her/his works to analyze and relating it to a literary excerpt. The professor will tutor this process, with the objective of perfecting the students’ critical tools, enabling them to approach the artistic phenomena in a dialogical and critical perspective. This project will lead to an oral presentation followed by the discussion of the obtained results.
In parallel, the course blog (in progress since 2009) will be used as a bibliographical source and as an enlarged discussion forum. Throughout the semester, students will also be asked to write several brief comments on texts (in the semiotic sense) considered by us. The posts made in the blog and these exercises will be commented by the professor, in order to stimulate a gradual learning process that will enable students to write the text analysis and the final test (in which they may access printed bibliography).
Consequently, it is expected that the students attain the learning outcomes presented above and develop not only a richer knowledge of the U.S. art history from the beginning of the 20th century onwards, but also expand their reading and writing competencies about art in its relationship with production contexts and other art objects.
10.Bibliografia
BERGER, John. Ways of Seeing. London: Penguin, 2008.
DOEZEMA, Marianne and Elizabeth Milroy, Ed. Reading American Art. New Haven: Yale Univ. Press, 1998.
DOSS, Erika. Twentieth-Century American Art. Oxford: Oxford UP, 2002.
HUGHES, Robert. American Visions: The Epic History of Art in America. London: Harvill Press, 1999.
______ American Visions: A History of American Art & Architecture. PBS Home Video/ BBC Worldwide Americas, 1996.
JOSELIT, David. American Art since 1945. London: Thames & Hudson, 2003.
LEWIS, Michael J. American Art and Architecture. London: Thames & Hudson, 2006.
MIRZOEFF, Nicholas. Bodyscape: Art, Modernity, and the Ideal Figure. London: Routledge, 1995.
ORVELL, Miles. American Photography. New York: Oxford UP, 2003.
POHL, Francis K. Framing America: A Social History of American Art. New York: Thames & Hudson, 2012.
O’REILLY, Sally. The Body in Contemporary Art. New York: Thames & Hudson, 2009.
WELTON, Donn, Ed. Body and Flesh: A Philosophical Reader. Malden, Blackwell, 2004.
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