segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Is this art ?

Boas !
Deixo aqui a gravação de uma peça realizada em 1998 com a participação de António Feio, José Pedro Gomes e Miguel Guilherme. Assiste-se à conversa entre três amigos sobre um quadro, "uma tela branca, o fundo é branco, e, se fecharmos ligeiramente os olhos vemos umas riscas brancas transversais."

No que toca a arte contemporânea, que se afasta por norma dos valores tradicionais da arte, ouvimos muitas vezes frases como : "isto é arte?" /" até eu conseguia fazer isto" / "parece algo feito por uma criança"... Nesta peça, levantam-se questões sobre a institucionalização da arte, os critérios de valorização de um objecto artístico e, acima de tudo, o olhar de cada individuo na análise de uma obra — a capacidade crítica em relação à arte contemporânea.



Enjoy !
Ana Palhão

1 comentário:

  1. Pensava que tinha deixado um comentário a este post, mas agora que vim confirmar, apercebi-me de que afinal não ficou aqui.

    Ana, parabéns por este interessante post. Apesar da componente claramente cómica do vídeo, a questão "is this art?" parece-me muito atual. E os argumentos utilizados "até eu conseguia fazer isto" ou "parece que foi feito por uma criança são curiosos pois lembra-me a última vez que estive no Museu Coleção Berardo (por acaso, a propósito do primeiro trabalho escrito): enquanto via as obras, estava a decorrer uma visita de estudo, pois haviam muitos jovens pelos corredores da galeria. Curiosamente, quando estava a fotografar a obra Abstract Painting, de Ad Reinhardt, passou por mim um pequeno grupo de rapazes, que olharam para o quadro e um deles comenta algo como "Isto é que é arte? Um quadro preto? Eu também consigo fazer isto! Pego num quadro, pinto de vermelho e já está!", ao que outro responde "então já sabes o que fazer se quiseres ser rico!".
    Eu achei este comentário muito interessante porque se estes rapazes tivessem perdido 1 minuto a olhar atentamente para o quadro, teriam notado que o mesmo não é só "um quadro preto". O que penso que vai também ao encontro do vídeo que a Inês colocou a propósito da sua apresentação sobre Ed Kienholz, onde vemos as diferentes reações às obras do artista e como elas diferem. Há inclusive o comentário de uma senhora que prontamente (des)considerada a arte de Kienholz como "lixo".
    Concordo que, para apreciar arte, é preciso conhecimento e talvez algum "treino", mas penso que é preciso, acima de tudo, saber olhar, saber observar para retirar conclusões - e que parece ser o que falta a algumas pessoas quando olham para uma peça de arte.

    Patrícia Silva, n°41166

    ResponderEliminar