sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Gil Scott-Heron, "Who Will Survive in America"

Olá Caros Colegas e Professora,

Publico aqui um poema-canção spoken word de Gil Scott-Heron (Chicago, 1949—Nova Iorque, 2011) intitulado "Who Will Survive in America", que fala sobre os anos de opressão da raça negra, desde a escravatura, até à luta pela igualdade de direitos (associada aos Movimentos dos Direitos Civis, das década de 1960 e 1970), refletindo sobre o estigma quotidiano que sofria um homem negro na White America.
Gil Scott-Heron foi músico e poeta (mentor do que se tornaria o Rap e o Spoken Word), que se tornou célebre na época do Movimento dos Direitos Civis pelas suas actuações de Spoken Word cantada e falada, combinando géneros musicais como: Jazz, Funk, Soul e ritmos Afro-Latinos.
A sua Poesia/Música está mais relacionada com os activistas militantes Afro-Americanos e com a luta pelos Direitos Civis dos Negros: Martin Luther King, Malcolm X, Elijah Muhammad e Black Panthers.
O seu texto de Spoken Word mais aclamado é "The Revolution Will Not Be Televised", que se encontra disponível no YouTube.
                 (...Grândola Vila Morena também só deu na rádio...)



Kanye West usa este Spoken Word como última faixa no seu álbum My Beautiful Dark Twisted Fantasy e inclusivamente homenageou Scott-Heron aquando da sua morte interpretando o poema/canção, como podem ver aqui.

Bom fim-de-semana e até Terça-feira ;)

Raul

1 comentário:

  1. Gill Scott-Heron é uma referência incontornável do panorama musical do último quartel do séc. XX, em especial nos contextos musicais citados pelo Raul. Excelente poeta e diseur, é ainda de sublinhar a coragem com que sempre desafiou as autoridades, apontando as incongruências do sistema político imperialista. (Já nem sei por onde andará a minha coçada K7 dele!)

    ResponderEliminar