Arte Norte Americana
2015-2016
Diana V. Almeida
artenorteamericana.flul@gmail.com
“The
purpose of art is to lay bare the questions which have been
hidden by answers.”
James
Baldwin (1924-1987)
Calendário e avaliação
Setembro
22
Apresentação da
docente e dos alunos. Métodos de trabalho e blogue da cadeira. Programa e
bibliografia. Calendário e sistema de avaliação
24
Análise de The
Mill: A moment's glimpse of the outer world, L. Hine
29
Nicholas Mirzoeff,
“How we think about seeing.” How to See the World. London: Penguin,
2015. 71-97.
Outubro
1
John Berger. Ways
of Seeing. Londres: Penguin, 2008 [1972]. 0-27.
6
Dana Arnold. “What
Is Art History?”. Art History. A Very Short Introduction. Nova Deli:
Oxford UP, 2006 [2004]. 1-28.
8
“Occupy Your
Museums / Ocupa os teus museus”. Cine Qua Non. Bilingual Arts
Magazine. 7 Summer/Fall ‘13. Lisboa: CEAUL. 14-31
Entrega lista obras estado-unidenses
Museu Coleção Berardo
13
William Jay Smith.
“My Body”. http://www.poetryfoundation.org/poem/236590
Elizabeth Grosz.
“Corpos-cidades”. Género, Cultura Visual e Performance. Antologia Crítica. Eds.
Ana Gabriela Macedo e Francesca Rayner. V.N. Famalicão: Húmus, 2011. 89-100.
15
Travessias
transatlânticas
R. Hughes. American
Visions. Episódio 5
20
Travessias
transatlânticas
22
Georgia O’Keeffe
Anna C. Chave.
“O’Keeffe and the Masculine Gaze”. Reading American Art Ed. Marianne
Doezema e Elizabeth Milroy. New Haven: Yale UP, 1998. 350-370.
27
Paisagens rurais e
urbanas
R. Hughes. American
Visions. Episódio 6
29
Paisagens rurais e
urbanas
Novembro
3
Dorothea Lange
Derrick Price and
Liz Wells, “Case Study: Image Analysis: The Example of Migrant Mother”. Photography:
A Critical Introduction, Ed. Liz Wells. London: Routledge, 1997. 35-45.
Entrega da análise de texto
5
O império dos
sinais
R. Hughes. American
Visions. Episódio 7
10
O império dos
sinais
12
Jackson
Pollock
“Mumbo Jumbo & Mud
Pies”, Carter B.
Horsley
http://www.thecityreview.com/pollock.html
17
Andy Warhol
Rachel Baum. “The
Mirror of Consumption”. Andy Warhol by Andy Warhol. Eds. Gunnar B.
Kvaran, Hanne Beate Ueland e Grete Arbu. Catálogo da exposição no Astrup
Fearnley Museum of Modern Art, Oslo. Milão: Skira, 2008. 29-35.
19
A era da ansiedade
R. Hughes. American
Visions. Episódio 8
24
A era da ansiedade
26
David Joselit, American
Art Since 1945. London: Thames & Hudson, 2003. 96-127.
Dezembro
1
Identidade e género
Linda Nochlin. “Why
Have There Been No Great Women Artists?”. Women, Creativity, and the Arts.
Critical and Autobiographical Perspectives. Eds. Diane Apostolos-Cappadona
e Lucinda Ebersole. Nova Iorque: Continuum, 1995. 42-69.
3
Louise Bourgeois
Helaine Posner.
“Louise Bourgeois: Intensity and Influence”. After the Revolution: Women Who
Transformed Contemporary Art. Eds. Eleanor Heartney et al. Munique:
Prestel, 2007. 28-51.
8
Cindy Sherman
Eva Respini. “Will
the Real Cindy Sherman Please Stand Up?”. Cindy Sherman. Ed. Eva
Respini. Catálogo da exposição no Museum of Modern Art. Nova Iorque: MoMA,
2012. 12-53.
10
15
17
O que é a arte
norte-americana? Reflexão coletiva e construção de quadro visual
Teste
7 janeiro 2016
sala de vídeo, 18-20h
sala de vídeo, 18-20h
Avaliação
1. Presenças – 5%
2. Colaboração na
aula (discussão, exercícios escritos) e no blogue —20%
3. Análise de texto
– 20%
4. Projeto de
pesquisa e apresentação oral – 30%
5. Teste – 25%
1. Presenças: contabilizadas em todas as
aulas. (Independentemente da assiduidade, os trabalhadores estudantes terão
metade das presenças atribuídas).
Durante as aulas, o computador e o telemóvel
devem ser utilizados apenas para realizar pesquisas relativas ao trabalho em
curso e por indicação explícita da professora.
2.1. Colaboração: competência de leitura e
discussão dos materiais bibliográficos propostos, pequenos textos (vide
levantamento obras Museu Coleção Berardo)
2.2. Participação no blogue da disciplina
(com posts e com sugestões de leitura dos trabalhos dos colegas) artenorteamericana-flul.blogspot.com
Os alunos devem realizar (pelo menos) quatro
comentários — criticamente fundamentados — aos posts dos colegas, até 24
horas antes da data da apresentação oral (de modo a que estas opiniões possam
ser consideradas pelo autor).
Na última aula, tragam uma listagem dos vossos posts,
para serem considerados no processo de avaliação final.
3. O trabalho escrito consiste na análise
de um excerto de um dos textos incluídos na bibliografia. Deverá ser entregue
por email (artenorteamericana.flul@gmail.com), até ao
dia 3 de novembro, tendo, no máximo 2 páginas, Times New Roman, letra 12,
espaço e meio (sem alterar as margens apresentadas no Word, de modo a que vos
possa dar feedback usando ‘Track
Changes’).
4. A apresentação oral (15 minutos máximo)
deverá propor a leitura dialogada entre um texto visual (da autoria de um dos
artistas estado-unidenses incluídos no corpus
da cadeira) e um texto verbal (literário), sob a perspetiva da
representação da corporalidade. Pelo menos quatro dias antes da apresentação
oral, deverá ser colocado um teaser no blogue com linhas de leitura, para
ser comentado pelos colegas. O autor do trabalho deverá incorporar criticamente
estes comentários na sua apresentação.
Aconselha-se a consulta dos seguintes trabalhos
realizados por colegas nos anos anteriores:
Os temas e as datas para apresentação oral do
trabalho individual deverão ser acordados com a professora. Os alunos terão de
enviar uma versão do seu trabalho atempadamente (i.e. pelo menos, com oito dias
da antecedência) para o email da disciplina
(artenorteamericana.flul@gmail.com), de modo a que o texto possa ser analisado,
reescrito, de acordo com as correções sugeridas, e colocado no blogue.
5. O teste (de 2 horas, com 30 minutos de
tolerância) consiste num comentário de texto (de um ou mais excertos retirados
de uma das obras indicadas na bibliografia do programa) e de uma reprodução de
obras visuais por nós estudadas. Os alunos podem levar material escrito/impresso para consulta.
Para as referências bibliográficas completas,
consultar o Programa da disciplina e/ou o blogue http://artenorteamericana-flul.blogspot.com/.
Apesar de o programa não focar as temáticas dos
quatro episódios iniciais, recomenda-se o visionamento integral da série American
Visions, da autoria de Robert Hughes (disponível no Youtube), que poderá
ser complementado com consultas bibliográficas relativas às temáticas tratadas
em cada um dos episódios, nomeadamente nas seguintes obras, disponíveis para
consulta no Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL):
Doss, Erika. Twentieth Century American Art; Hughes, Robert. American
Visions: The Epic History of Art in America; Joselit, David. American
Art since 1945.
Os trabalhos devem ser entregues/apresentados nas
datas propostas. Não são aceites elementos de avaliação fora dos prazos
inicialmente acordados.
A nota final é calculada a partir da fórmula
acima apresentada, os trabalhos não entregues correspondem a zero.
Sem comentários:
Enviar um comentário