terça-feira, 22 de setembro de 2015

Calendário_2015-2016

-->



Arte Norte Americana
2015-2016
Diana V. Almeida
artenorteamericana.flul@gmail.com


            “The purpose of art is to lay bare the questions which have been hidden by answers.”
                        James Baldwin (1924-1987)

Calendário e avaliação


Setembro
22
Apresentação da docente e dos alunos. Métodos de trabalho e blogue da cadeira. Programa e bibliografia. Calendário e sistema de avaliação

24
Análise de The Mill: A moment's glimpse of the outer world, L. Hine

29
Nicholas Mirzoeff, “How we think about seeing.” How to See the World. London: Penguin, 2015. 71-97.


Outubro
1
John Berger. Ways of Seeing. Londres: Penguin, 2008 [1972]. 0-27.

6
Dana Arnold. “What Is Art History?”. Art History. A Very Short Introduction. Nova Deli: Oxford UP, 2006 [2004]. 1-28.

8
“Occupy Your Museums / Ocupa os teus museus”. Cine Qua Non. Bilingual Arts Magazine. 7 Summer/Fall ‘13. Lisboa: CEAUL. 14-31

Entrega lista obras estado-unidenses Museu Coleção Berardo

13
William Jay Smith. “My Body”. http://www.poetryfoundation.org/poem/236590
Elizabeth Grosz. “Corpos-cidades”. Género, Cultura Visual e Performance. Antologia Crítica. Eds. Ana Gabriela Macedo e Francesca Rayner. V.N. Famalicão: Húmus, 2011. 89-100.

15
Travessias transatlânticas
R. Hughes. American Visions. Episódio 5

20
Travessias transatlânticas

22
Georgia O’Keeffe
Anna C. Chave. “O’Keeffe and the Masculine Gaze”. Reading American Art Ed. Marianne Doezema e Elizabeth Milroy. New Haven: Yale UP, 1998. 350-370.

27
Paisagens rurais e urbanas
R. Hughes. American Visions. Episódio 6

29
Paisagens rurais e urbanas


Novembro
3
Dorothea Lange
Derrick Price and Liz Wells, “Case Study: Image Analysis: The Example of Migrant Mother”. Photography: A Critical Introduction, Ed. Liz Wells. London: Routledge, 1997. 35-45.

Entrega da análise de texto
5
O império dos sinais
R. Hughes. American Visions. Episódio 7

10
O império dos sinais

12
Jackson Pollock
“Mumbo Jumbo & Mud Pies”, Carter B. Horsley
http://www.thecityreview.com/pollock.html
17
Andy Warhol
Rachel Baum. “The Mirror of Consumption”. Andy Warhol by Andy Warhol. Eds. Gunnar B. Kvaran, Hanne Beate Ueland e Grete Arbu. Catálogo da exposição no Astrup Fearnley Museum of Modern Art, Oslo. Milão: Skira, 2008. 29-35.

19
A era da ansiedade
R. Hughes. American Visions. Episódio 8

24
A era da ansiedade

26
David Joselit, American Art Since 1945. London: Thames & Hudson, 2003. 96-127.


Dezembro
1
Identidade e género
Linda Nochlin. “Why Have There Been No Great Women Artists?”. Women, Creativity, and the Arts. Critical and Autobiographical Perspectives. Eds. Diane Apostolos-Cappadona e Lucinda Ebersole. Nova Iorque: Continuum, 1995. 42-69.

3
Louise Bourgeois
Helaine Posner. “Louise Bourgeois: Intensity and Influence”. After the Revolution: Women Who Transformed Contemporary Art. Eds. Eleanor Heartney et al. Munique: Prestel, 2007. 28-51.

8
Cindy Sherman
Eva Respini. “Will the Real Cindy Sherman Please Stand Up?”. Cindy Sherman. Ed. Eva Respini. Catálogo da exposição no Museum of Modern Art. Nova Iorque: MoMA, 2012. 12-53.

10

15

17
O que é a arte norte-americana? Reflexão coletiva e construção de quadro visual

Teste
 7 janeiro 2016
sala de vídeo, 18-20h
Avaliação

1. Presenças – 5%
2. Colaboração na aula (discussão, exercícios escritos) e no blogue —20%
3. Análise de texto – 20%
4. Projeto de pesquisa e apresentação oral – 30%
5. Teste – 25%

1. Presenças: contabilizadas em todas as aulas. (Independentemente da assiduidade, os trabalhadores estudantes terão metade das presenças atribuídas).

Durante as aulas, o computador e o telemóvel devem ser utilizados apenas para realizar pesquisas relativas ao trabalho em curso e por indicação explícita da professora.

2.1. Colaboração: competência de leitura e discussão dos materiais bibliográficos propostos, pequenos textos (vide levantamento obras Museu Coleção Berardo)

2.2. Participação no blogue da disciplina (com posts e com sugestões de leitura dos trabalhos dos colegas) artenorteamericana-flul.blogspot.com
Acesso: artenorteamericana.flul.alunos@gmail.com /Pass: artenorteamericana
Os alunos devem realizar (pelo menos) quatro comentários — criticamente fundamentados — aos posts dos colegas, até 24 horas antes da data da apresentação oral (de modo a que estas opiniões possam ser consideradas pelo autor).

Na última aula, tragam uma listagem dos vossos posts, para serem considerados no processo de avaliação final.

3. O trabalho escrito consiste na análise de um excerto de um dos textos incluídos na bibliografia. Deverá ser entregue por email (artenorteamericana.flul@gmail.com), até ao dia 3 de novembro, tendo, no máximo 2 páginas, Times New Roman, letra 12, espaço e meio (sem alterar as margens apresentadas no Word, de modo a que vos possa dar feedback usando ‘Track Changes’).

4. A apresentação oral (15 minutos máximo) deverá propor a leitura dialogada entre um texto visual (da autoria de um dos artistas estado-unidenses incluídos no corpus da cadeira) e um texto verbal (literário), sob a perspetiva da representação da corporalidade. Pelo menos quatro dias antes da apresentação oral, deverá ser colocado um teaser no blogue com linhas de leitura, para ser comentado pelos colegas. O autor do trabalho deverá incorporar criticamente estes comentários na sua apresentação.
Aconselha-se a consulta dos seguintes trabalhos realizados por colegas nos anos anteriores:

Os temas e as datas para apresentação oral do trabalho individual deverão ser acordados com a professora. Os alunos terão de enviar uma versão do seu trabalho atempadamente (i.e. pelo menos, com oito dias da antecedência) para o email da disciplina (artenorteamericana.flul@gmail.com), de modo a que o texto possa ser analisado, reescrito, de acordo com as correções sugeridas, e colocado no blogue.

5. O teste (de 2 horas, com 30 minutos de tolerância) consiste num comentário de texto (de um ou mais excertos retirados de uma das obras indicadas na bibliografia do programa) e de uma reprodução de obras visuais por nós estudadas. Os alunos podem levar material escrito/impresso para consulta.


Para as referências bibliográficas completas, consultar o Programa da disciplina e/ou o blogue http://artenorteamericana-flul.blogspot.com/.

Apesar de o programa não focar as temáticas dos quatro episódios iniciais, recomenda-se o visionamento integral da série American Visions, da autoria de Robert Hughes (disponível no Youtube), que poderá ser complementado com consultas bibliográficas relativas às temáticas tratadas em cada um dos episódios, nomeadamente nas seguintes obras, disponíveis para consulta no Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL): Doss, Erika. Twentieth Century American Art; Hughes, Robert. American Visions: The Epic History of Art in America; Joselit, David. American Art since 1945.


Os trabalhos devem ser entregues/apresentados nas datas propostas. Não são aceites elementos de avaliação fora dos prazos inicialmente acordados.
A nota final é calculada a partir da fórmula acima apresentada, os trabalhos não entregues correspondem a zero.





Sem comentários:

Enviar um comentário