terça-feira, 22 de setembro de 2015

Programa_2015-2016


1.Nome da unidade curricular
Arte Norte Americana

2.Ciclo de estudos
1º ciclo

3.Docente responsável (outros docentes responsáveis e respectivas horas de contacto)
Diana V. Almeida
45h TP + 15h O

4.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Problematizar o conceito de arte, através da análise de manifestações artísticas variadas (desde o início do século XX até à contemporaneidade), de modo a apurar a sensibilidade estética e desenvolver modelos interpretativos válidos.
Contextualizar a arte dos Estados Unidos da América neste período histórico, estudando numa perspectiva dialógica “textos visuais” diversos, da pintura à fotografia, passando pela escultura, arquitetura e design.
Propor leituras intertextuais entre obras do campo das artes visuais e  textos literários, tendo como paradigma de análise transversal o corpo, nas suas múltiplas significações.

4. Learning outcomes of the curricular unit
To problematize the concept of art analyzing several objects (from the 20th century onwards), in order to develop aesthetically grounded reading competencies. To contextualize the US art in these historical contexts and to consider in a dialogical perspective several “visual texts,” from painting to photography, sculpture, architecture, and design. To develop intertextual links between works belonging to the field of the visual arts and literary texts, using the concept of the body, in its multitudinous meanings, as a framing device.

5.Conteúdos programáticos
I. O que é a arte? Cânone e práticas institucionais
II. Como ler a arte através do “corpo”
III. Arte Norte-Americana
1. Travessias transatlânticas
Ashcan School. Armory Show. Sublime tecnológico.
2. Paisagens rurais e urbanas
Arranha-céus. New Deal, FSA. Regionalismo. Solidão existencial
3. O Império dos Sinais
Expressionismo Abstrato. Contaminações Artísticas. Arte Minimalismo
4. A Era da Ansiedade
Color Field Painting. Bay Area Figurative Movement. Land Art. Arte conceptual. Neo-Expressionismo.
5. Identidade de género
Pioneiras da arte feminista e mulheres artistas contemporâneas

5.Syllabus
I. What is art? Canon formation and institutional practices
II. How to read art through the “body”
III. North American Art
1. Transatlantic crossovers
Expatriates. Ashcan school. Photography as art. Modernisms.
2. Rural and urban landscapes
Skyscrapers. New Deal, FSA. Regionalism. Existential solitude
3. The Empire of Signs
Abstract Expressionism. Artistic contaminations. Pop. Art. Minimalism
4. The Age of Anxiety
Color Field Painting. Bay Area Figurative Movement. Land Art. Conceptual art. Neo-Expressionism.
5. Gender Identity
The pioneers of feminist art and contemporary women artists

6.Metodologias de ensino (avaliação incluída)
Vamos usar como guia a série da PBS American Visions para compreender a produção artística dos EU nos seus contextos histórico-políticos. Vamos considerar um corpus ilustrativo de obras de alguns artistas representativos desde o início do séc. XX até à contemporaneidade.
Critérios de avaliação: Presenças (5%); Colaboração na aula (discussão e exercícios escritos) e no blogue (20%); Projeto de pesquisa e apresentação oral (30%); Análise de texto (20%); Teste escrito (25%)

6. Teaching methodologies (including evaluation)
We will use the PBS series American Visions as a guideline to understand the US art production in its historical and political contexts. We will consider an illustrative corpus of works by some representative artists from the beginning of the 20th century till now.
Assessment criteria: Attendance (5%); Collaboration in class (discussion/text production) and in our blog — http://artenorteamericana-flul.blogspot.pt/ (20%); Research project and oral presentation (30%); Text analysis (20%); Written test (25%).
7.Bibliografia
BERGER, John. Ways of Seeing. London: Penguin, 2008.
DOSS, Erika. Twentieth-Century American Art. Oxford: Oxford UP, 2002.
HUGHES, Robert.  American Visions: The Epic History of Art in America. London: Harvill Press, 1999.
______ American Visions: A History of American Art & Architecture. PBS Home Video/ BBC Worldwide Americas, 1996.
JOSELIT, David. American Art since 1945. London: Thames & Hudson, 2003.
LEWIS, Michael J. American Art and Architecture. London: Thames & Hudson, 2006.
ORVELL, Miles. American Photography. New York: Oxford UP, 2003.
POHL, Francis K. Framing America: A Social History of American Art. New York: Thames & Hudson, 2012.
WELTON, Donn (Org.). Body and Flesh: A Philosophical Reader. Malden, Blackwell, 2004.

8.Tempo de atendimento de alunos / Office hours
Semanal, em horário a combinar com os alunos ou por marcação.
Weekly, office hours to be determined with students or by appointment.

9. Requisitos (caso existam)/Requirements (if foreseen)

A bibliografia é maioritariamente em Inglês, pelo que os alunos devem ser fluentes nesta língua.
The bibliography is mostly in English, so students have to be fluent in this language.

Sem comentários:

Enviar um comentário