sábado, 20 de março de 2010

Death On a Pale Horse (Benjamin West)


Apocalipse


Terminou o século vinte
Com o Mundo em confusão
E entrámos no seguinte
Com a mesma apreensão.

Há na terra assaz mudança
Como jamais fora assim
Parece que o mundo avança
P’ro seu profético fim !...

Há crimes por toda a Terra
Há violência e terror
Nunca houve tanta guerra
E nem tanto malfeitor...

Mesmo a própria Natureza
Parece estar revoltada
Actuando com estranheza
E mal sincronizada !...

Há maremotos e sismos
E chuvas torrenciais
Furacões e cataclismos
São do fim, crentes sinais !...

O Apocalipse está
A cumprir as profecias
Avisos com que nos dá
Um sinal do fim dos dias !... ext

Euclides Cavaco

reflexão

A pintura de Benjamin West reflecte indubitavelmente características da Arte Apocalípta, uma vez que a mesma retrata a temática do Apocalipse como o fim de tudo. A visão de West é extremamente mórbida e religiosa, a morte como salvação da humanidade e como consequência ou castigo dos nossos actos. Esta visão reflecte-se através da imagem dos quatros cavaleiros do Apocalipse e da Morte no centro da pintura.
O corpo humano representa fragilidade e inocência ( a imagem da criança nos braços da mãe), sofrimento e dor ( imagem dos corpos deitados no chão), angústia e misericórdia (imagem do homem com o braço na cabeça). As cores utilizadas para retratar a imagem pecadora dos homens proporcionam a ideia de um romantismo turbulento, onde a vivacidade das mesmas contradizem com o cenário violento imaginado po West.
Os animais ao serem representados numa atitude apocalípta carregam consigo uma negatividade das coisas (violência, fúria, destruição e o medo) que pertubam e assombram a raça humana. Os animais encontram-se em pleno confronto com os homens num campo de violência e terror.
Tal como a pintura de West, o poema de Euclides Cavada tem como tema pricipal apocaplise. O poema reflecte o podre da sociedade e o resultado do mesmo. As manifestações das forças divinas, irrompendo através do véu da Natureza, provocam acontecimentos trágicos no mundo.

Edna Martins

2 comentários:

  1. Esta sua proposta de análise está mais aprofundada, Edna.
    Prepare a leitura do poema e do quadro em termos formais para a apresentação oral.

    Bom trabalho.

    Diana Almeida

    ResponderEliminar
  2. Ola,
    Well, in this picture we're finding so many situations and simbols. we could spend a whole day on interpeting the picture however, that would no be enough, we still would need more time. And, for sure, we would need academic knowledge about the meanings and methaphores.

    Greetings,

    Jagienka Szymańska

    ResponderEliminar