segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Ad Reinhardt / Heidi Mordhorst


Ad Reinhardt / Heidi Mordhorst



Abstract painting #5, 1962 | Ad Reinhardt | 1962

Abstract Painting, 1962



Night Luck
Night is deep in a dark box
deep in a cushion of down
nestled in tissue
tied with ribbons
Night is asleep in the dark

Night wakes with curious paws
wakes in a furry fog
wrestles the tissue
nibbles the ribbons
Night is awake in the dark

Night tumbles in velvet directions
tumbles along to your bed
sniffing your wishes
wagging your worries
Night is a friend in the dark


Ad Reinhardt (1913-1967)                                                                                              
 Reinhardt foi um artista estado-unidense que pertenceu ao movimento artístico Expressionismo Abstracto e desde cedo manifesta interesse pela arte, especialmente pelo desenho. Estuda em Nova Iorque história da arte, pintura e literatura. Influenciado pelo cubismo bem como por Henri Matisse, inicialmente a sua obra caracteriza-se por figuras geométricas de cores vivas e colagens a partir de ilustrações de jornais. Em 1937, adere ao grupo American Abstract Artists (AAA) que organiza uma série de exposições. No início de 1940, a sua pintura adquire um carácter expressionista, com múltiplos traços em várias direções, sobre um fundo monocromático. Com o passar dos anos, a obra do artista simplifica-se através da combinação de formas geométricas com uma palete cromática progressivamente reduzida, e, na década de 1950, Reinhardt radicaliza por completo a sua pintura e explora-a em variações monocromáticas, em branco, azul e vermelho. Estas variações vão culminar com a série de pinturas escuras, próximas do preto, iniciadas em 1953.  Em 1947, torna-se professor na Brooklyn College até ao ano da sua morte.

Heidi Mordhorst
É uma professora de literatura e poetisa Nova-Iorquina que leciona atualmente nesta cidade.

 Relação entre o poema e a obra
“Uma obra de arte começa por se manifestar suscitando perplexidade(...). No primeiro embate com ela sentimo-nos desarmados.” Palácios da Memória II, Pedro Abreu.
Penso que a perplexidade se manifesta quando nos deparamos com Abstract Painting e Night Luck. Somos quase que obrigados a parar e a olhar novamente para a pintura, a ler novamente o poema. Ambos estabelecem uma relação simbiótica, na medida em que apresentam uma temática semelhante, o mistério. O mistério revela-se em ambos assim como sugere o poema “Night is deep in a dark box”. Caixa negra que nos seduz e confunde pois os nossos conhecimentos sobre o mundo não se mostram aqui eficazes para podermos destrinçar sentidos. Pode até parecer que o seu propósito não suscita dúvidas, mas a forma em que é apresentada (pendurada sobre uma parede branca) é que nos confunde, assim como diz o poema: “tied with ribbons”. Então, interrrogamo-nos sobre o sentido da noite e porque razão esta é retratada pela poetisa como é enfatizado no poema: “Night wakes with curios paws”.  A noite, a meu ver, representa aqui todo o universo do mistério e daquilo que está além do nosso olhar assim como no quadro. “Furry fog” pode representar a nossa batalha psicológica diante da obra. Será apenas uma tela preta que vemos? Tal como a noite se estende em várias direções,“Night tumbles in velvet directions”, também a tinta negra cai na “caixa preta”  da pintura, aplicada em várias camadas sobrepostas, num movimento que anima a tela “Night is awake in the dark”. Desta forma, Reinhardt e Mordhorst  convidam-nos a entrar no nosso inconsciente:  a explorarmos os nossos desejos “sniffing your wishes”, a fim de tentarmos descodificar  os laços “tissues”  presentes na “caixa negra”. Então, e embora a “caixa negra” seja  misteriosa, ela é única e diferente das outras.  No entanto não deixa de merecer a nossa atenção: “Night is a friend in the dark”.


O seguinte vídeo desvenda alguns dos "mistérios" de Abstract Painting , 1962



Sitiografia:


Sofia Faria nº46570

Sem comentários:

Enviar um comentário