terça-feira, 24 de maio de 2011

Jacob Lawrence / Langston Hughes


The Migration Series, Panel No. 1 (1940-1941) by Jacob Lawrence

Jacob Lawrence nasceu em 1917, em Atlantic, Nova Jersey. Foi um pintor negro americano que passou grande parte da sua vida em Harlem, Nova Iorque e foi produto do movimento intelectual e cultural conhecido por Resnascimento de Harlem. É o autor de vastíssimas obras com grande reconhecimento mundial, entre elas, The Great Migration Series, uma série de 60 painéis sobre A Grande Migração Negra Americana do século XX. Lawrence foi sempre um observador preocupado com a vida americana, abordando nas suas obras temas relacionados com a guerra, as migrações e a vida dos afro-americanos durante a América do século XX. Enquanto Langston Hughes descreve os sentimentos de muitos dos afro-americanos da primeira metade do século XX, Lawrence, em, The Great Migration Series, pinta a viagem que estes fizeram. As linhas férreas eram para os afro-americanos o principal meio de transporte do sul para o norte. No Painel no. I, o primeiro painel a ser pintado, Lawrence representa a grande massa da população negra prestes a embarcar numa viagem em direcção às três grandes cidades do norte (Chicago, New York e St.Louis). Lawrence pintou os imigrantes sem características faciais. Usando-se de uma paleta limitada, Lawrence definiu as suas roupas, chapéus e bagagens como silhuetas, enaltecendo um sentimento de acção colectiva à medida que a multidão surge em direcção à estação. A sua técnica, no uso das cores do quadro, leva a que os olhos do próprio observador viagem pela tela.



Poema One-Way Ticket (1949), Langston Hughes

I pick up my life
And take it with me
And I put it down in
Chicago, Detroit,
Buf falo, Scranton,
Any place that is
North and East—
And not Dixie.
I pick up my life
And take it on the train
To Los Angeles, Bakersfield,
Seattle, Oakland, Salt Lake,
Any place that is
North and West—
But not South.
I am fed up
With Jim Crow laws,
People who are cruel
And afraid.
Who lynch and run,
Who are scared of me
And me of them.
I pick up my life
And take it away
On a one-way ticket
Gone up North,
Gone out West,
Gone!

James Mercer Langston Hughes nasceu em 1902, no estado americano do Missouri, e faleceu em 1967. Foi o poeta, ficcionista e dramaturgo norte-americano mais famoso do movimento modernista norte-americano conhecido como “Harlem Renaissance”. Foi nos anos 20, durante o movimento”Harlem Renaissance”, que Langston se tornou famoso, assumindo-se como uma figura importante e influente no mundo literário americano. Tal como Jacob Lawrence, Hughes também abordava nas suas obras os problemas de segregação e opressão racial vividos na América do século XX. No poema, One-Way Ticket, o que Hughes fez foi mostrar a longa e dolorosa espera feita por muitos afro-americanos do sul, tentando escapar à miséria, à opressão e à segregação das “Jim Crow Laws” dos Estados do Sul, procurando a liberdade económica e social nos centros urbanos do Norte. No fundo, aquilo que Hughes e Lawrence pretendiam com os seus trabalhos, era passar uma mensagem de coragem e fé a todos aqueles que correram riscos e enfrentaram o desconhecido na busca de uma vida melhor.

Bibliografia:
HUGHES, Robert. American Visions; The Empire of Signs. - Episode 6
http://en.wikipedia.org/wiki/Jacob_Lawrence
http://en.wikipedia.org/wiki/James_Mercer_Langston_Hughes
http://www.noma.org/educationguides/Lawrence.pdf

Frederico Seabra nº 35524

2 comentários:

  1. "I pick up my life
    And take it with me
    On a one-way ticket"
    Uma excelente escolha de tema: a liberdade que todos os dias anseiam, que todos os dias lutam pela mesma, não esquecendo que no passado já houve fugas para um "novo" mundo, em busca de uma vida melhor.

    Sara Henriques, nº38380

    ResponderEliminar
  2. Encontrei um canal com tradução simultânea do inglês para o português, espanhol e francês do poema Negro do Langston Hughes.
    https://youtu.be/qVYGXSsG100

    ResponderEliminar