terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Programa 2013


2013-2014 Arte Norte-Americana
Unidade/ciclo 1º Ciclo
Período Lectivo 1º Semestre
Docente Diana V. Almeida / Teresa Cid


Objetivos
Problematizar o conceito de arte, através da análise de manifestações artísticas variadas (desde o início do século XX até à contemporaneidade), de modo a apurar a sensibilidade estética e desenvolver modelos interpretativos válidos.
Contextualizar a arte dos Estados Unidos da América neste período histórico, estudando numa perspectiva dialógica “textos visuais” diversos, da pintura à fotografia, passando pela escultura, arquitetura e design.
Propor leituras intertextuais entre obras do campo das artes visuais e textos literários, tendo como paradigma de análise transversal o corpo, nas suas múltiplas significações.


Programa resumido
I. O que é a arte? Cânone e práticas institucionais
II. Como ler a arte através do “corpo”
III. Arte Norte-Americana
1. Travessias transatlânticas
Expatriados. Ashcan School. Fotografia como arte. Modernismos
2. Paisagens rurais e urbanas
Arranha-céus. New Deal, FSA. Regionalismo. Solidão existencial
3. O Império dos Sinais
Expressionismo Abstrato. Contaminações Artísticas. Arte Pop. Minimalismo
4. A Era da Ansiedade
Color Field Painting. Bay Area Figurative Movement. Land Art. Arte conceptual. Neo-Expressionismo.
5. Identidade de género
Pioneiras da arte feminista e mulheres artistas contemporânea


Bibliografia e elementos de estudo postos à disposição dos alunos
BERGER, John. Ways of Seeing. Londres: Penguin, 2008.
DOSS, Erika. Twentieth-Century American Art. Oxford: Oxford University Press, 2002.
HUGHES, Robert. American Visions: The Epic History of Art in America. Londres Harvill Press, 1999.
______ American Visions: A History of American Art & Architecture. PBS Home Video/ BBC Worldwide Americas, 1996.
JOSELIT, David. American Art since 1945. Londres: Thames & Hudson, 2003.
LEWIS, Michael J. American Art and Architecture. Londres: Thames & Hudson, 2006.
ORVELL, Miles. American Photography. Nova Iorque: Oxford University Press, 2003.
POHL, Francis K. Framing America: A Social History of American Art. Nova Iorque: Thames & Hudson, 2008.
WELTON, Donn (Org.). Body and Flesh: A Philosophical Reader. Malden, Blackwell, 2004.


Critérios de avaliação
Presenças – 5%
Participação (na aula e no blogue) – 10%
Tutoria — 10%
Apresentação oral – 30%
Trabalho escrito – 20%
Teste escrito – 25%


Acompanhamento e atendimento dos alunos: Sempre que necessitarem, os alunos poderão combinar com a professora encontros fora do tempo das aulas

Requisitos (caso existam): Amor à arte

Observações: Os alunos poderão consultar o blogue para terem ideia das dinâmicas desenvolvidas no âmbito desta disciplina nos anos anteriores —http://artenorteamericana-flul.blogspot.pt/



2013-2014 North American Art
Unidade/ciclo 1st Cycle
Período Lectivo 1st Semester
Docente Diana V. Almeida / Teresa Cid


Objetivos
To problematize the concept of art analyzing several objects (from the 20th century onwards) in order to develop aesthetically grounded reading competencies. To contextualize the US art in these historical contexts and to consider in a dialogical perspective several “visual texts,” from painting to photography, sculpture, architecture, and design. To develop intertextual links between works belonging to the field of the visual arts and literary texts, using the concept of the body, in its multitudinous meanings, as a framing device.


Programa resumido
I. What is art? Canon formation and institutional practices
II. How to read art through the “body”
III. North American Art
1. Transatlantic crossovers
Expatriates. Ashcan school. Photography as art. Modernisms.
2. Rural and urban landscapes
Skyscrapers. New Deal, FSA. Regionalism. Existencial solitude
3. The Empire of Signs
Abstract Expressionism. Artistic contaminations. Pop. Art. Minimalism
4. The Age of Anxiety
Color Field Painting. Bay Area Figurative Movement. Land Art. Conceptual art. Neo-Expressionism.
5. Gender Identity
The pioneers of feminist art and contemporary women artists



Bibliografia e elementos de estudo postos à disposição dos alunos
BERGER, John. Ways of Seeing. London: Penguin, 2008.
DOSS, Erika. Twentieth-Century American Art. Oxford: Oxford University Press, 2002.
HUGHES, Robert. American Visions: The Epic History of Art in America. London: Harvill Press, 1999.
______ American Visions: A History of American Art & Architecture. PBS Home Video/ BBC Worldwide Americas, 1996.
JOSELIT, David. American Art since 1945. London: Thames & Hudson, 2003.
LEWIS, Michael J. American Art and Architecture. London: Thames & Hudson, 2006.
ORVELL, Miles. American Photography. New York: Oxford University Press, 2003.
POHL, Francis K. Framing America: A Social History of American Art. New York: Thames & Hudson, 2008.
WELTON, Donn (Org.). Body and Flesh: A Philosophical Reader. Malden, Blackwell, 2004.
7. Critérios de avaliação
Attendance – 5%
Participation and written exercises – 15%
Research project and oral presentation – 35%
Text analysis – 15%
Written test – 30%


Whenever the students need the teacher will be available for extra-class meetings.
You must love art!

The students may visit the blog to get an idea of the dynamics developed in the last years — http://artenorteamericana-flul.blogspot.pt/




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