Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Arte Norte-Americana
2º semestre 2009 / 2010
Docente: Diana Almeida
- Objectivos
Analisar concepções, formas e modelos estéticos vários, de modo a situar a arte americana em contexto, desde as primeiras interacções dos imigrantes europeus com as manifestações culturais autóctones, ao longo do século XVII, até à arte contemporânea nas suas expressões plurais. Estudar “textos visuais” de diversas índoles, da pintura à fotografia, passando pela escultura, arquitectura e design. Estabelecer diálogos entre as várias artes, interrogando a cultura dos Estados Unidos da América na sua totalidade significativa, marcada pelo esbatimento de fronteiras entre os múltiplos domínios criativos. Propor leituras intertextuais entre obras do campo das artes visuais e textos literários, tendo como paradigma de análise transversal o corpo, nas suas múltiplas significações.
- Tópicos
1. Vários cenários da Terra Prometida
Tradição Índia e arte religiosa das Missões
“A Cidade na colina”: concepção do espaço e grupos religiosos (puritanos, quakers, shakers, amish)
O ideal da aristocracia inglesa: Virgínia
A nova república:
2. Quem é o americano?
Retrato e auto-retrato de cidadões e heróis: Gilbert Stuart; Benjamin West; John Singleton Copley; Charles Wilson Peale
3. Representações do mundo natural
Enciclopédia de maravilhas: James Audubon
Sublime:
Manifest Destiny e mitos expansionistas: George Bingham e Emanuel Leutze; Frederic Remington e Charles Schreyvogel; George Catlin
Território mapeado: Albert Bierstadt; Tomas Moran
Espaço poético, Luminismo:
4. A experiência da história
Realismo e “objectividade”: Thomas Eakins; Thomas Anshutz; Winslow Homer
Empenho documentário: Mathew Brady e Timothy O’Sullivan; Lewis Hine
Sublime tecnológico: Brooklyn Bridge; Exposição Mundial de Chicago
Gilded Age, palácios, colecções e retratos: Richard Morris; Isabella Stuart Gardner; Frances Benjamin Johnston; Gertrude Kaesebier
5. Travessias transatlânticas
Expatriados: James Whistler; Mary Cassatt; John Singer Sargent
Comunidades imigrantes e espaço social: Jacob Riis; Ashcan School (Robert Henri, George Bellows, John Sloan)
Circuitos da arte: Alfred Stieglitz; Armory Show; Edward Steichen; vozes europeias (Marcel Duchamp; Francis Picabia)
Modernismos: Joseph Stella; Georgia O’Keefe; Charles Demuth; Charles Sheeler; Marsden Hartley; Grupo f’’64 (Edward Weston; Imogen Cunningham); Frank Lloyd Wright
6 . Paisagens rurais e urbanas
Arranha-céus e malha
Depressão e New Deal: Jacob Lawrence; Dorothea Lange; Walker Evans
O paraíso rural: Regionalismo (Thomas Hart Benton; Grant Wood)
Solidão e linhas espaciais: Edward Hopper
7. O Império dos Sinais
Expressionismo Abstracto: Jackson Pollock; Mark Rothko; William de Kooning; David Smith
Contaminação artística e dilemas existenciais: Stuart Davis; Joseph Cornell; Robert Rauschenberg; Romare Bearden; Robert Frank; Ed Kienholz
Arte Pop e seus precursores: Jasper Johns; Andy Warhol; Claes Oldenburg; James Rosenquist
8. A Era da Ansiedade
Minimalismo: Donald Judd; Richard Serra
Color Field Painting: Helen Frankenthaler; Richard Diebenkorn
Land Art: Robert Smithson; Walter de Maria; James Turrell
Arte conceptual, instalação: Bruce Nauman
Neo-Expressionismo, ímpeto figurativo: Philip Guston; Susan Rothenburg; Eric Fischl; Julian Schnabel; Jeff Koons
Narrativas e identidades: Louise Bourgeois; Barbara Kruger; Cindy Sherman; Carrie Mae Weems
- Avaliação
Presença e participação nas aulas – 15%
Colaboração no blog – 20%
Apresentação oral – 25%
Teste escrito – 40%
Cada aluno deve:
i) elaborar (pelo menos) quatro comentários aos posts dos colegas;
ii) apresentar oralmente uma leitura intertextual entre um texto visual e um texto literário;
iii) fazer um teste escrito (com consulta).
A apresentação oral (de 10/15 minutos) deverá:
i) ser previamente marcada com a professora, de acordo com o calendário temático;
ii) versar sobre obras de artistas mencionados no programa da disciplina;
iii) contextualizar a obra do autor eleito; analisar um texto visual e encetar um diálogo criativo com o texto literário escolhido;
iv) ser baseada num post (colocado até às 19h de quinta-feira, na semana anterior à apresentação) resumindo o conteúdo do trabalho;
v) integrar os comentários dos colegas ao post;
vi) incluir esquema e bibliografia, a entregar aos colegas e à professora.
Enviem o vosso esquema de antemão para o mail acima indicado para dialogarmos sobre a vossa proposta.
- Bibliografia Seleccionada
Arnold, Dana. Art History: A Very Short Introduction. Nova Deli:
Berthelot, J. M. “Sociological Discourse and the Body”, The Body: Social Process and Cultural Theory, Mike Featherstone, Mike Hepworth e Bryan S. Turner (ed.). Londres: Sage, 2001, 390-404.
Craven, Wayne. American Art: History and Culture.
Doss, Erika. Twentieth-Century American Art.
Freeland, Cynthia. Art Theory: A Very Short Introduction. Nova Deli:
Hughes, Robert. American Visions: The Epic History of Art in
Joselit, David. American Art since 1945. Londres: Thames & Hudson, 2003.
Tratchtenberg, Alan. Reading American Photographs: Images as History, Mathew Brady to Walker Evans. Nova Iorque: Noonday Press, 1989.
Turner, Bryan S. “Recent Developments in the Theory of the Body”, The Body: Social Process and Cultural Theory, Mike Featherstone, Mike Hepworth e Bryan S. Turner (ed.). Londres: Sage, 2001, 1-35.
Vídeo
Hughes, Robert. American Visions: An History of American Art & Architecture. PBS Home Video/ BBC Worldwide
150 Years of Photography: An American Image.
Azoulay, Philippe. The Adventure of Photography: 150 Years of the Photographic Image. S/l: Kultur, 1998.
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