Proposta de tutoria (sessões 17, 20, 24 set. 2013)
Encontro-me ausente em Missão de Investigação no estrangeiro
1. Visto o programa da disciplina de Arte Norte-Americana ser articulado com a coleção permanente do Museu Coleção Berardo (CCB), peço aos alunos para realizarem uma visita à exposição patente nos dois pisos (desde o modernismo à contemporaneidade) e fazerem um levantamento exaustivo de TODAS as obras de autores estado-unidenses ali presentes, incluindo nome do artista, título, medium (pintura, escultura, fotografia, instalação, performance...) e data de elaboração da obra.
2. De entre esta listagem, os alunos deverão escolher UMA obra da sua predileção e escrever um pequeno texto criativo inspirado na mesma. Por exemplo, podem explorar o modo como a vossa receção da obra condicionou esta escolha, estabelecer uma relação com obras de outras áreas artísticas (um texto literário, uma música, um filme, uma peça de teatro...) ou ainda evocar uma memória que tenha sido despertada pela interação com a dita obra.
Em simultâneo, gostaria que tirassem uma fotografia da obra, não com intuito ilustrativo (para isso seria mais simples retirarem uma imagem da internet), mas para sublinharem a vossa abordagem subjetiva, para expressarem a especificidade do vosso olhar sobre essa mesma obra. Por exemplo, imaginem que vos chama a atenção um detalhe da obra; poderiam retratar apenas esse pormenor, num close up. Caso a vossa interação seja de índole mais personalizada, podem até incluir-se na fotografia. Se a obra vos remeter a uma memória antiga, porque não fotografá-la a preto e branco?
Usem a imaginação!
3. No dia 27 de setembro, os alunos deverão entregar-me a listagem das obras de artistas estado-unidenses presentes na coleção e o texto criativo inspirado numa peça do museu, acompanhado por uma imagem da mesma. Estes trabalhos valem 10% da avaliação.
4. Será interessante e útil aproveitarem para ver no Youtube os primeiros quatro episódios da série American Visions, da autoria do crítico de arte Robert Hughes, que apresentam, no seu contexto histórico-cultural, a tradição artística dos EUA, desde os puritanos até ao final do séc. XIX, o que nos permitirá compreender melhor a arte estado-unidense do séc. XX e XXI.
Grata pela vossa colaboração e empenho.
Diana V. Almeida