terça-feira, 23 de junho de 2009
Mudança nome do nosso blog
Repito que foi um prazer trabalhar convosco, estou muito grata!
Decidi manter o nosso blog vivo, tornando-o o blog oficial da cadeira de Arte Norte-Americana. Assim o vosso trabalho irá constituir uma base bibliográfica para os alunos dos próximos anos, e podem sempre voltar cá e fazer comentários aos textos dos futuros colegas.
A nova morada será... tchan!
artenorteamericana-flul.blogspot.com
esta mudança vai ocorrer depois do nosso último encontro, dia 26...
domingo, 21 de junho de 2009
Desafios de Escrita, CCB
Desafios de Escrita
Nas fronteiras do corpo
por Diana Almeida
Datas: 28 Junho, 12 e 26 de Julho, 9 e 23 de Agosto
Horário: 15 às 18 horas
Sinopse: Esta intervenção, a decorrer no espaço do museu, pretende desafiar os visitantes a produzirem um pequeno texto a partir da leitura criativa de algumas das obras expostas na mostra da colecção Berardo “Arriscar o Real”. As fotografias de Helena Almeida e Cindy Sherman serão postas em diálogo com excertos poéticos de Luiza Neto Jorge e Elizabeth Bishop, ou com um poema visual que servirá de modelo para a produção escrita. Propõe-se uma abordagem criativa do objecto artístico e uma reflexão sobre a identidade, em particular sobre o modo como o corpo se constitui enquanto espaço interactivo de várias “histórias”.
Público alvo: Todos os visitantes, a partir da adolescência
Línguas usadas: Português, inglês, francês e castelhano
JOURNAL OF CONTEMPORARY ART
encontrei o webiste do Journal of Contemporary Art que possui entrevistas a alguns artistas já nossos conhecidos. E pronto, era só um parentesis.Um abraço para todos!
http://www.jca-online.com/
Sara Santana
Encontro final...
O nosso encontro para entrega de frequência e desvendamento da nota final será na próxima sexta-feira, 26 de Junho, entre as 11 e as 13h no ICA (Instituto de Cultura Americana, 1º andar, junto ao Departamento de Estudos Anglísticos)
até já!
sábado, 20 de junho de 2009
O que é a Arte Norte-Americana? 1
segunda-feira, 15 de junho de 2009
UbuWeb
http://www.ubu.com
( link directo para os filmes http://www.ubu.com/film ).
Francisco
quarta-feira, 10 de junho de 2009
Bolsa de Investigação
Cargo/posição/bolsa: Bolsa de Integração na Investigação (BII)
Referência: BII- CEAUL-2009
Área científica genérica: Literatura/Cultura/Linguística
Área científica específica: Anglística – Estudos Ingleses e Americanos
Resumo do anúncio:
Encontra-se aberto concurso para atribuição de sete Bolsas de Integração na Investigação (BII), no âmbito de projectos desenvolvidos pelo Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa, em Literatura, Cultura e Linguística de Estudos Ingleses e Americanos. Estas bolsas serão financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no quadro da iniciativa Ciência 2008.
Texto do anúncio
Encontra-se aberto, a partir de 15 de Junho, concurso para atribuição de sete Bolsas de Integração na Investigação (BII), no âmbito de projectos desenvolvidos pelo Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa, em Literatura, Cultura e Linguística de Estudos Ingleses e Americanos. Estas bolsas serão financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no quadro da iniciativa Ciência 2008, nas seguintes condições:
1. Descrição da Bolsa e Objectivos a atingir pelo Candidato:
A bolsa pretende oferecer formação científica prática em Estudos de Literatura, de Cultura e de Linguística, numa perspectiva transdisciplinar, e estimulando o diálogo com a Cultura Portuguesa. A bolsa pretende criar condições de estímulo ao início da actividade científica e desenvolvimento de sentido crítico, criatividade e autonomia dos bolseiros. Os bolseiros ficarão afectos a um dos projectos de investigação desenvolvidos pelos diferentes grupos do CEAUL, a saber: Literatura e Cultura Dramática; Cultura Inglesa/Estudos de Cultura; Linguística (Linguagem, Cultura e Sociedade); Literaturas e Culturas do Reino Unido e dos Novos Países de Língua Inglesa; Estudos Americanos; Literatura, Cultura e Sociedade - A Moderna Diferença; Estudos de Recepção e Estudos Descritivos. No final do período de integração na investigação, o candidato deverá ter adquirido nomeadamente as seguintes competências:
- pesquisa de bibliografia em vários suportes;
- tratamento de informação e documentação, em particular utilizando as novas tecnologias;
- aquisição e produção de conhecimentos nas áreas cientificas da literatura, da cultura e da linguística, de acordo com os actuais enquadramentos transdisciplinares;
- organização de encontros científicos nacionais e internacionais;
- preparação de publicações (actas ou colecções de ensaios derivadas dos encontros e trabalho desenvolvido).
A bolsa terá a duração de 12 meses.
2. Categorias de destinatários:
Este concurso destina-se preferencialmente a estudantes do 1º ciclo do ensino superior (incluindo alunos de primeiro ano), com bom desempenho escolar e bons conhecimentos em língua inglesa, inscritos em instituições nacionais do ensino superior público ou privado. Poderão, porém, concorrer e ser aceites alunos do 2º ciclo ou/e mestrados integrados em casos devidamente fundamentados. O curso de licenciatura frequentado deverá ser nas áreas de Literaturas e Culturas, Estudos Artísticos, Tradução ou similares.
3. Componentes financeiras:
O subsídio mensal da Bolsa será de 140 € (cento e quarenta euros). A bolsa será paga mensalmente por transferência bancária.
4. Apresentação das Candidaturas-
Prazo limite de apresentação das candidaturas: 30 de Junho de 2009
As candidaturas deverão ser apresentadas por carta de motivação e ser acompanhadas da seguinte documentação:
a) Documentos comprovativos de que o candidato reúne as condições exigíveis para o tipo de bolsa, nomeadamente, certificado de frequência de curso;
b) Curriculum vitae do candidato;
c) Fotocópia do Bilhete de Identidade;
d) Outros documentos considerados relevantes para a candidatura, designadamente certificados e/ou cartas de recomendação (máximo duas).
A documentação deverá ser enviada para:
Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (ao cuidado de Professor Doutor João Almeida Flor).
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade
1600-214 Lisboa
E-mail: centro.ang@fl.ul.pt
Fax: 21 796 00 92
5. Critérios de selecção:
A selecção será realizada com base nos seguintes critérios de avaliação/condições de preferência:
- Interesse pela investigação;
- Mérito do candidato;
- Desempenho escolar;
- Eventual entrevista para determinar capacidades para o perfil descrito.
6. Processo de selecção de candidaturas:
Os resultados da avaliação das candidaturas serão divulgados até ao dia 31 de Julho, mediante projecto de lista ordenada, que será afixada nos locais de estilo e publicitada na página electrónica da FLUL domiciliada na Internet (www.fl.ul.pt).
Consoante o perfil de candidatura e as necessidades e pertinência de acolhimento nos projectos desenvolvidos pelas linhas de investigação do CEAUL, o bolseiro será então afecto a um deles, onde terá um orientador responsável pela sua formação.
Número de vagas: 7
Tipo de contrato: Outro
País: Portugal
Localidade: Lisboa
Instituição de acolhimento: Centro de Estudos Anglísticos – Universidade de Lisboa
Data limite de candidatura: 30 de Junho de 2009
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)
2. Dados de contactos da organização
Instituição de contacto: Centro de Estudos Anglísticos
Endereço:
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade, Cid. Universitária
Lisboa - 1600-214
Portugal
Email: centro.ang@fl.ul.pt
Website: http://www.fl.ul.pt/centros_
3. Habilitações académicas
Vazio
4. Línguas exigidas
Inglês e Português
5. Experiência exigida em investigação
Vazio
sexta-feira, 5 de junho de 2009
TESTE
+ Aconselho a que levem para o teste reprodução das obras que pretendem trabalhar, para poderem vê-las enquanto estruturam a vossa análise. Assim poder-me-ão também facultar essa cópia no final, para eu corrigir o teste a partir de referência visual.
+ Teste é com consulta.
Boas leituras!
quarta-feira, 3 de junho de 2009
Terry Richardson / Eugénio de Andrade
Procura a maravilha.
Onde um beijo sabe
a barcos e bruma.
No brilho redondo
e jovem dos joelhos.
Na noite inclinada
de melancolia.
Procura.
Procura a maravilha.
Terry Richardson
Terry Richardson nasce em 1965 na cidade de Nova York.
Quando nasceu, o seu pai, que era fotógrafo de moda, estava no apogeu da sua carreira e a sua mãe era uma dançarina conhecida no circuito nova-iorquino, viviam então uma vida de jet set que muda quando os seus pais se divorciam em 1970.
Richardson muda-se com a mãe, primeiro para Woodstock e mais tarde fixando-se em Holywood, que se torna empregada de mesa e casa-se pela segunda vez.
Por volta dos seus 10 anos a mãe de Terry Richardson sofre um grave acidente que a deixa permanentemente inválida e mergulha a familia na pobreza.
Por esta altura Richardson começa a usar drogas, alcool e a consumir pornografia que lhe dava um certo sentimento de conforto. Este contexto de agrava-se quando se junta ao movimento punk.
Começa a trabalhar como assistente de fotógrafos por precisar de dinheiro e a partir desse contacto com o mundo da fotografia começa a acreditar que podia ser fotógrafo.
Começa a fotografar em 1989 e nessa altura o pai convence-o a ir para Nova York para ser fotógrafo de moda.
Em 1993 ganha o seu primeiro prémio, no Festival de la Mode, por uma fotografia publicada na revista “Vibe” e abrem-se-lhe as portas para o mundo da moda e do sucesso.
Terry Richardson tem lançado vários livros onde pode exibir o seu trabalho para além das campanhas publicitárias.
Eugénio de Andrade
Nasce José Fontinhas Rato,em 1923, na Póvoa da Atalaia, na Beira Baixa, entre o Fundão e Castelo Branco. É filho de camponeses abastados e passa a maior parte da infância com a mãe, que é frequentemente referida nos seus poemas.
O seu interesse pela literatura começa cedo e desde pequeno costumava frequentar bibliotecas públicas. Já mais tarde abandona o curso de Filosofia para se dedicar à escrita e passa trabalhar nos Serviços de Saúde, passando mais tarde para os quadros do Ministério da Saúde.
Publica o seu primeiro poema, “Narciso”, em 1939 e pouco tempo depois passa a assinar como Eugénio de Andrade. Publica o primeiro livro, “Adolescente”, em 1942 mas só em 1948, com “As Mãos e os Frutos” é que alcança o sucesso e faz amizade com Mário Cesariny e Sophia de Mello Breyner Andresen.
Não está associado a nenhuma estética literária, como estavam a maior parte do seus colegas escritores na época, apesar de aproveitar algumas influências das estéticas correntes. Como muitos escritores que começam a escrever na mesma altura que Andrade, revela que uma das suas maiores influências é Fernando Pessoa.
Eugénio de Andrade era conhecido por ser bastante recatado e discreto, especialmente no que diz respeito à sua homossexualidade.
Morreu em 2005.
Vivemos numa época em que já nada nos choca?
Um artista que nasceu e viveu numa época em que ainda se lutava pela liberdade individual, pela aceitação do que era diferente e pela possibilidade de sê-lo na plenitude e outro que pode, livremente, explorar e exibir artisticamente a sua forma de ver e pensar o mundo.
A atracção de Terry Richardson pela pornografia não é completamente oposta à atracção de Eugénio de Andrade pelo erotismo, especialmente, tendo em conta, os anos das primeiras publicações do poeta.
A fotografia de Richardson capta a homossexualidade e a ambiguidade de género duma forma muito leve e despreocupada,as pessoas parecem estar divertidas e a expressão sexual parece fácil, isso relaciona-se também com a efemeridade do sexo que é, hoje
em dia, absolutamente comum.
Culturalmente a exposição sexual é ainda um tabu, mas é já muito apreciada no contexto artístico, o que Richardson pensa sobre o assunto é o seguinte: “ I think it will become the norm for people to have cameras in their homes, documenting their sexual activity. It’s there; why not bring it out into a mainstream context?”
Pelo contrário, a sexualidade na poesia de Eugénio de Andrade surge como um envolvimento muito mais profundo e intenso emocionalmente. Parece que todas as sensações fisicas vêm da alma e no caso de Richardson vêm, exclusivamente, da carne.
Mas a verdade é que a poesia permite essa neblusidade que apazigua a verdadeira crueza do mecanismo do sexo, crueza essa que se capta em Richardson. Esta exibição erótica camuflada aparece na poesia de Andrade pelo paradigma do não-dito.
Uma fotografia sexualmente explícita implica exibição sexual enquanto que as referências sexuais num poema não significam, necessáriamente, veracidade vivênciada pelo autor ou pelo sujeto do poema.
Mas no fim de contas não são estas duas peças uma exibição daquilo que, ainda, é entendido como intimidade?
Será legitimo condenar a fotografia de Richardson como pornografia gratuita e negar-lhe, por isso, o estatuto de arte?
Bibliografia:
Richardson, Terry.TERRYWORLD.New York:TASCHEN,2008.
Sitografia:
www.terryrichardson.com
www.astormentas.com/andrade.htm
www.fundacaoeugenioandrade.pt
cvc.instituto-camoes.pt/figuras/eandrade.html
Sílvia Rocha, nº34601
terça-feira, 2 de junho de 2009
Mike Kelley / Mário Quintana
Cover for Sonic Youth’s Dirty, 1992
Recordo Ainda
de Mário Quintana
Recordo ainda (e nada mais me importa)
Aqueles dias de uma luz tão mansa
Que me deixavam, sempre, de lembrança,
Algum brinquedo novo à minha porta…
Mas veio um vento de desesperança
Soprando cinzas pela noite morta!
E eu pendurei na galharia torta
Todos os meus brinquedos de criança…
Estrada afora após segui… Mas, ai!
Embora idade e senso eu aparente,
Não vos iludais o velho que aqui vai:
Eu quero os meus brinquedos novamente!
Sou um pobre menino – acreditai -
Que envelheceu, um dia, de repente…
Mike Kelley
Nasceu a 1954 em Detroit. Produziu desenhos, objectos, performances, vídeos
Criou os chamados ”Stuffed animals” (Cartoons).
Produziu capas de álbuns de bandas de rock alternativo (Sonic Youth, Nirvana).
Predominam nas suas obras as cores vivas.
É um dos artistas americanos contemporâneos mais importantes a reflectir / pensar sobre a cultura popular, a sua iconografia e os seus rituais. Colabora regularmente com outros criadores onde reside, na vizinhança de Paul McCarthy, Tony Oursler, Jim Shaw ou John Miller.
Mário Quintana
1906-1994
Natural de Alegrete, fez as suas primeiras letras na sua cidade natal, mudando-se em 1919 para Porto Alegre, onde estudou no Colégio Militar, publicando aí as suas primeiras produções literárias. Trabalhou na Editora Globo e depois na farmácia paterna.
Considerado o "POETA DAS COISAS SIMPLES" trabalhou como jornalista quase toda a sua vida.
Em 1940 lançou o seu primeiro livro de poesias, A rua dos cataventos, iniciando a sua carreira de poeta, escritor e autor infantil. Em 1966 foi publicada a sua Antologia poética, com 60 poemas inéditos, lançada para comemorar os seus 60 anos.
É possível notar na obra do poeta uma forte influência de textos bíblicos, tais como semelhança a provérbios. Na sua obra tenta exprimir uma moral recorrendo à reflexão. As suas obras são marcadas pela ironia, profundidade, pessimismo, ternura em certos aspectos e perfeição técnica.
"Apreciador das coisas aparentemente irrelevantes da vida", Mário Quintana é um pensador, e sua filosofia é manifestada no verso.
Algumas relações intertextuais: Saudade dos tempos de criança (revolta), sentimento de ser eternamente criança, presença dos brinquedos, ligação afectiva, felicidade esvanecida.
Bibliografia
- DOSS, Erika, Twentieth-Century, Oxford History of Art
Sitiografia
- http://blog.sitedepoesias.com.br/poemas/recordo-ainda/
- http://www.releituras.com/mquintana_bio.asp
- http://www.geocities.com/athens/acropolis/2776/quintana.html
- http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1rio_Quintana
- http://www.paulomendes.org/?pagina=noticias/noticias&accao=ver_noticia&id_noticia=63
Raquel Comprido, nº 38995
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Educação pela Arte
Com Madalena Victorino (com quem tive a honra de trabalhar alguns anos no CCB) e Natália Pais.
Alteração plano aula 5 Junho
The Body: Social Process and Cultural Theory.
Londres: Sage, 2001 [1991]).Sugiro que estudem o artigo até lá e tragam questões para a aula, de modo a ficarem preparados para o teste, que será sobre o tratamento do corpo (consultem post com tópicos sugeridos) na obra de artistas por vós definidos.
Recordo que devem escolher no total dois artistas (de duas épocas distintas) referidos na série de Robert
Hughes. American Visions: An History of American Art & Architecture.